Jair Bolsonaro realiza cirurgia em hospital de São Paulo e passa bem

Procedimento foi feito pelo médico urologista Leonardo Borges e teve acompanhamento de um cardiologista

Escrito por Redação ,

Presidente Jair Bolsonaro
Legenda: Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para retirada de pedra da bexiga no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (25). O procedimento durou cerca de 1 hora de 30 minutos e o cálculo foi totalmente removido. Segundo o hospital, Bolsonaro está "clinicamente estável, afebril e sem dor". As informações são do portal G1.

Bolsonaro deu entrada na unidade por volta das 7 horas e o procedimento estava marcado para 10h30.Considerada de baixo risco, a cirurgia à qual o presidente foi submetido necessita de anestesia geral e foi feita pelo médico urologista Leonardo Borges, com acompanhamento de um cardiologista. 

Conforme o boletim médico divulgado pelo hospital nesta manhã, Bolsonaro "foi submetido à intervenção cirúrgica de Cistolitotripsia endoscópica para a retirada de cálculo da bexiga. O procedimento foi realizado sem intercorrências, com duração de 01h30 e o cálculo foi totalmente removido. No momento, o paciente encontra-se estável clinicamente, afebril e sem dor", diz um trecho do boletim.

A previsão de alta do presidente ainda não foi informada pela assessoria do hospital. No entanto, os pacientes que são submetidos a esse tipo de procedimento costumam ficar internados por até 48 horas.

Em conversa com apoiadores no dia 1º deste mês, Bolsonaro já havia informado que passaria pela cirurgia, porém, na época não chegou a informar a data e nem por qual método removeria o cálculo.

"Não estou com cálculo renal, não. Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga", disse o presidente aos apoiadores na frente do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. O presidente comentou sobre a própria saúde após uma apoiadora perguntar se ele vinha consumindo mais água. 

Bolsonaro, de 65 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em julho, após apresentar sintomas da doença, como febre. Após permanecer isolamento e alterar a agenda de compromissos, retomou as atividades sem complicações.

Cálculos renais são massas sólidas que surgem nos rins ou em algum outro órgão do sistema urinário. Pode ou não provocar sintomas como dores, náuseas e vômitos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados