Glairton Cunha, de Jaguaretama, é o primeiro prefeito eleito do Ceará nas eleições deste ano

Além de Jaguaretama, Ereré passa por essa situação. Lá, o único candidato é Otoni Queiroz (PDT)

Escrito por Redação ,
Legenda: Glairton Cunha (ao centro) é eleito em Jaguaretama
Foto: Divulgação

Com apenas 10,20% das urnas de Jaguaretama apuradas, já é possível saber quem é o prefeito do município. A conclusão não é difícil: Glairton Cunha (PP) precisava de apenas um voto válido para ganhar as eleições deste domingo (15), já que era o único candidato ao cargo. É possível acompanhar a apuração dos resultados no site do Diário do Nordeste, neste link.

No sistema eleitoral brasileiro, postulantes em eleições majoritárias precisam de 50% dos votos mais um, de acordo com o Código Eleitoral. Com apenas três opções diante da urna - o candidato único e os votos nulos e brancos - eleitores de municípios com cenários como este já sabem o resultado da apuração. 

Além de Jaguaretama, Ereré passa por essa situação. Lá, o único candidato é Otoni Queiroz (PDT). O resultado, no entanto, não foi confirmado neste último município por não ter nenhuma urna apurada.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão responsável por fazer essa contagem. Na noite deste domingo, a corte emitiu um comunicado explicando a lentidão na divulgação dos resultados em todo o País. “Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto”.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.