Eleição em Salvador: conheça os principais candidatos da disputa municipal

Capital baiana é o quarto maior colégio eleitoral do País

Escrito por Sérgio Ripardo , sergio.ripardo@svm.com.br
Legenda: Elevador Lacerda, cartão-postal de Salvador, quarto maior colégio eleitoral entre as capitais do País

Salvador é o quarto maior colégio eleitoral do País, com 1.897.098 eleitores aptos a votar. Na capital baiana o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), tenta suceder o prefeito ACM Neto (DEM). A deputada federal argento Isidório (Avante) e Denice Santiago (PT) também tentam ocupar o cargo. A disputa tem ainda como candidatos o deputado federal José Carlos Bacelar (Podemos), o vereador Cezar Leite (PRTB) e os deputados estaduais Hilton Coelho (Psol) e Olívia Santana (PCdoB).

Confira os principais candidatos já definidos:

Bruno Reis (DEM)

Legenda: Bruno Reis, vice-prefeito, vai compor uma chapa com a ex-secretária de Promoção Social, Ana Paula Matos, do PDT
Foto: Arquivo pessoal

O atual vice-prefeito de Salvador, de 43 anos, disputa uma vaga para a chefia do executivo da capital baiana. A candidata a vice na chapa é Ana Paula Matos (PDT). A coligação é formada pelo DEM, PDT, PL, PSDB, Republicanos, MDB, PTB, PSL, DC, PSC, Solidariedade, Cidadania, Patriota, PMN e PV. Reis foi deputado estadual em 2010 e foi reeleito em 2014. Em 2019, Reis assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador.

Denice Santiago (PT)

Legenda: Major Denice Santiago (PT) terá como vice Fabíola Mansur (PSB)
Foto: Reprodução

Major Denice Santiago, de 49 anos, é idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, patrulha da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) responsável pelo combate à violência doméstica contra mulheres. Formada em Psicologia, ela vê sua candidatura como uma ruptura na política da capital baiana, "em mais de 471 anos de história que a cidade jamais elegeu uma pessoa negra". O PSB desistiu da candidatura da deputada federal Lídice da Mata para apoiar o PT. 

Celso Cotrim (Pros)

Legenda: Celsinho Cotrim (Pros) anuncia Popó como vice na disputa pela Prefeitura de Salvador
Foto: Reprodução

O apresentador de televisão Celsinho Cotrim, de 44 anos, terá o ex-pugilista Acelino Popó Freitas (Pros) como vice. O candidato tem experiência no setor do turismo. Foi superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia e diretor de serviços turísticos e de relações internacionais e nacionais da Bahiatursa. Já foi filiado ao PT, ao PSB e PRTB.

Pastor Sargento Isidório (Avante)

Legenda: Pastor da Assembleia de Deus e sargento da Polícia Militar, Isidório (Avante) foi o deputado federal mais votado da Bahia na última eleição
Foto: Agência Câmara

Aos 58 anos, o Pastor Sargento Isidório está no primeiro mandato como deputado federal e também foi deputado estadual três vezes. É a segunda vez que ele tenta ser eleito prefeito de Salvador. A candidata a vice na chapa é Eleusa Coronel (PSD). Ele é conhecido por declarações polêmicas. Já disse, por exemplo, que foi "ex-gay" e "ex-drogado".

>Eleição em SP: conheça os principais candidatos 
>Eleição no Rio: conheça os principais candidatos
>Eleição em BH: conheça os principais candidatos

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.