CPI da Covid ouve cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch

Na sessão desta sexta-feira (10) é possível que os internautas participem enviando perguntas para os depoentes

Os cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch são ouvidos na CPI da Covid nesta sexta-feira (11). Nesta sessão, é possível que os internautas também participem ao enviarem perguntas para os depoentes, através do portal e-Cidadania.

A vinda de Pasternak e Maierovitch atende a requerimentos aprovados dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Marcos do Val (Podemos-ES) — este último, solicitou apenas Pasternak.

A justificativa dos parlamentares para os convites é que os cientistas possuem condições de esclarecer ao país sobre a melhor forma de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Quem é Natalia Pasternak 

A cientista é formada em ciências biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), e possui é PhD com pós-doutorado em microbiologia na área de genética molecular de bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP).   

Natalia Pasternak
Legenda: Natalia Pasternak publica vídeos tirando dúvidas sobre vacinas contra a Covid-19 em sua conta no TikTok
Foto: divulgação

A microbiologista é a diretor-presidente do Instituto Questão de Ciência - associação sem fins lucrativos voltada para a defesa do uso de evidência científica nas políticas públicas. Natalia Pasternak também é colunista do jornal O Globo, além de escrever para as revistas The Skeptic, do Reino Unido, e Veja Saúde. Ela ainda é autora do livro Ciência no Cotidiano e responsável pela revista Questão de Ciência.  

A cientista é pesquisadora visitante do ICB-USP no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV) e professora convidada na Fundação Getulio Vargas na área de administração pública. Em 2020, ela passou a integrar os membros do Committee for Skeptical Inquiry, dos Estados Unidos.  

Natalia Pasternak foi contemplada com o prêmio internacional de promoção do ceticismo The Ockham Award (Navalha de Ockham) e ainda dirigiu em território brasileiro o festival internacional de divulgação científica Pint of Science — "Um Brinde à Ciência", coordenando palestras em 85 cidades.     

Ciência nas redes sociais   

A convite da Organização das Nações Unidas, Natalia Pasternak integra a Equipe Halo, grupo de cientistas que promove esclarecimentos sobre vacinas e a pandemia da Covid-19 no TikTok

Na plataforma de vídeos, a microbiologista tira dúvidas com uma linguagem acessível sobre eficácia de vacinas e mutações do novo coronavírus. 

@nataliapasternakscience

##teamhalo ##equipehalo ##fyp ##vacinacovid19 ##todospelasvacinas

♬ som original - Natália Pasternak

Quem é Cláudio Maierovitch 

O pesquisador é médico sanitarista, especialista em políticas públicas e gestão governamental e mestre em medicina preventiva e social. Ele também coordena o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília.

CLÁUDIO MAIEROVITCH
Legenda: Cláudio Maierovitch foi presidente da Anvisa entre 2003 a 2008
Foto: Agência Brasil

Cláudio Maierovitch foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2003 a 2008 e diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre política