Camilo pede que Governo Federal guie decisão sobre compra de vacina por critérios técnicos

Manifestação do governador é uma resposta à declaração do presidente Jair Bolsonaro

Escrito por Redação , politica@svm.com.br
vacina
Foto: Thiago Gadelha

O governador Camilo Santana (PT) comentou a decisão de Bolsonaro sobre não comprar a vacina da empresa chinesa Sinovac. “Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas”, diz Camilo no seu perfil oficial do Twitter. Ele pede que a decisão de adquirir a vacina, que é feita em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês, seja guiada por “critérios técnicos”.

Bolsonaro afirmou que não compraria a vacina em resposta a um comentário de um usuário do Facebook em sua página. "Presidente, a China é uma ditadura, não compre essa vacina, por favor. Eu só tenho 17 anos e quero ter um futuro, mas sem interferência da Ditadura chinesa", disse o usuário. O presidente respondeu, em caixa alta: “Não será comprada”.

Veja a publicação:

Em reunião com governadores nessa terça-feira (20), o Governo Federal anunciou que a União iria comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa. O investimento seria de R$ 2,6 bilhões. A vacina está na terceira fase de testes. Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, também estava presente no encontro com 24 governadores. Ele também foi alvo de críticas de apoiadores do presidente.

“Bom dia presidente. Exonera Pazuello urgente, ele está sendo cabo eleitoral do Doria. Ministro traíra”, comentou um usuário. Bolsonaro respondeu que “tudo será esclarecido ainda hoje” e, novamente em caixa alta, afirmou: “Não compraremos a vacina da China”.

Nesta quarta-feira (21), porém, durante coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde voltou atrás e disse que a vacina chinesa não será comprada. Os governadores do Maranhão, Espírito Santo, Paraíba e Piauí também se manifestaram contra o cancelamento da compra das doses.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados