Prefeitos se reúnem com Dr. Cabeto e sugerem compras compartilhadas de insumos

Sugestão do secretário da Saúde Estado é de criar grupo de trabalho com representantes dos municípios, para adotar ações de combate ao novo coronavírus

Prefeitos estiveram reunidos hoje (17), na sede da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), em Fortaleza, com o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, para discutir ações unificadas de combate ao coronavírus no Interior do Estado. A ideia do titular da Pasta é criar um grupo de trabalho para encaminhar as demandas dos gestores municipais. 

Segundo o presidente da Aprece, o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, o que mais tem preocupado os gestores municipais é a falta de insumos hospitalares e de equipamentos nas unidades de saúde do Interior, para tratar os pacientes em situação mais grave de coronavírus. Ele sugere que o Estado faça compras compartilhadas e auxilie a enfrentar problemas como os preços de produtos básicos - que tiveram alta, durante a pandemia - e no treinamento de pessoal. 

O secretário de saúde Dr. Cabeto disse que o Estado não tem condições de “assumir todas as coisas”, mas sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes da Aprece e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).  

“Vamos centralizar em cima dos superintendentes, junto com os prefeitos e Sayonara (Cidade, presidente do Cosems), para repassar os fluxos e as metodologias do Samu, agentes de endemias. Cabe uma função aos municípios e uma função ao Estado. O Estado não tem capacidade de assumir todas as coisas, mas deve ter função primordial de orientar, de estar do lado de vocês (prefeitos). É preciso fazer compras compartilhadas”, defendeu. 

A Aprece estima que cerca de 80 prefeitos cearenses tenham participado da reunião.