Muitos candidatos do Enem se questionam sobre as regras do dia de prova, incluindo sobre se é possível fazer o exame com mochilas ou bolsas ao chegar no local de aplicação. O segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste domingo (10), com a prova de Matemática e Ciências da Natureza.
Segundo edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, não há proibição a bolsas e mochilas. Portanto, os candidatos podem levar os itens aos locais de prova.
Itens obrigatórios
A bolsa ou mochila é opcional, mas o Inep estipula alguns itens que devem ser levados para a prova. Entre eles está o documento original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. É com ele que o estudante será identificado pelos fiscais de prova.
Algumas versões digitais da documentação serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. Também vale ressaltar que para preencher a prova é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
O que não pode levar para a prova?
Alguns itens não são permitidos em nenhum local de aplicação do Enem no Brasil. Confira abaixo:
- Óculos escuros;
- Relógio;
- Tablets;
- Calculadoras;
- Agendas eletrônicas e/ou similares;
- Pen drive;
- Alarmes;
- Chaves com alarme;
- Fone de ouvido;
- Lápis;
- Lapiseiras;
- Borrachas;
- Réguas;
- Corretivos;
- Livros;
- Manuais;
- Impressos e anotações.
Os celulares podem ser levados, mas devem ser desligados e guardados em um envelope a ser lacrado e guardado na carteira.