Inscrições do novo concurso do IBGE terminam nesta segunda-feira (29)

São ofertadas 6.765 vagas temporárias, para cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor

Termina hoje, segunda-feira (29), as inscrições do novo concurso do IBGE, com 6.765 vagas. As oportunidades surgiram após desistências de pesquisadores do Censo de 2022. 

Do total de vagas temporárias, 6.514 são para recenseador, com exigência de ensino fundamental completo. Há também 251 vagas para os cargos de agente censitário municipal e de agente censitário supervisor, que demandam ensino médio completo.

Inscrições

As inscrições serão feitas de forma presencial e não será cobrada taxa dos interessados nas vagas. Antes da chegada no local é necessário preencher um formulário disponibilizado pelo órgão no site do órgão público. 

O processo seletivo não terá prova, somente a análise de títulos do candidato, com base em sua inscrição e documentação do histórico acadêmico.

A pontuação de títulos muda para cada cargo: para recenseador, é necessário ter um ou mais pontos; já para agente censitário, cinco ou mais pontos são necessários para assumir a função. Confira:

  • Ensino fundamental (antigo 1º grau) completo - 1 ponto
  • Ensino médio (antigo 2º grau) incompleto - 3 pontos
  • Ensino médio (antigo 2º grau) completo - 5 pontos
  • Curso de graduação (ensino superior) incompleto - 7 pontos
  • Curso de graduação (ensino superior) completo - 10 pontos

Contrato pode ser prorrogado

duração do contrato será de até 5 meses para as funções previstas no edital. Apesar disso, o contrato poderá ser prorrogado conforme indicado no inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745, de 1993. O IBGE disponibiliza em seu site um simulador da estimativa de remuneração para o cargo de resceceador.

Segundo informações divulgadas no edital, o salário do recenseador é calculado com base em produção, enquanto o do ACM é de R$ 2.100 e do ACS é R$ 1.700.