O Governo Federal divulga nesta terça-feira (8) as notas finais da prova objetiva e as notas preliminares da prova discursiva e da redação do Concurso Nacional Unificado (CNU). Os resultados podem ser conferidos na área do candidato, na mesma página onde foi feita a inscrição.
Além das notas, os candidatos terão acesso à imagem digital da prova discursiva ou da redação. Também será disponibilizado aos candidatos um extrato do resultado, que conterá os detalhes das notas de cada uma das provas.
Com esse documento, os que realizaram o certame poderão entender a composição das suas notas. Caso queiram, os candidatos terão até amanhã, quarta-feira (9), para entrar com um recurso de revisão do resultado da prova escrita.
Até o momento, serão divulgadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7, de nível superior, e 8, de nível médio. Por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, apenas a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está suspensa até uma nova decisão da Justiça. O Governo, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), vai recorrer.
A partir desta terça-feira, os candidatos também deverão enviar os documentos necessários para a prova de títulos, que avaliará a titulação acadêmica (pós-graduação, mestrado e doutorado) e a experiência profissional dos concorrentes. O prazo segue até quinta-feira (10) com resultado previsto para 17 de novembro.
Os resultados finais do CNU serão divulgados no dia 21 de novembro e a convocação para os cargos da Administração Pública Federal está prevista para começar em janeiro de 2025.
Como as notas do concurso serão detalhadas?
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos de nível superior poderão conferir a nota e a nota ponderada obtida nas provas objetivas de conhecimentos gerais. Nas provas de conteúdos específicos, onde os resultados são formados a partir dos diferentes pesos que cada área de atuação possui, o candidato terá acesso ao total de acertos e a nota obtida em cada eixo temático.
Com relação à correção da prova discursiva, serão apresentados os valores alcançados na prova quanto aos conhecimentos específicos (50% da nota) e quanto aos conhecimentos gramaticais (50% da nota), além do total obtido com o somatório das duas notas.
Já os candidatos do bloco 8, de nível médio, poderão acessar o número de acertos em cada uma das disciplinas das provas objetivas (língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira), além das notas total e ponderada.
Os candidatos de nível médio classificados na prova objetiva e que tiveram a redação corrigida também poderão conferir a nota total obtida e a nota ponderada da redação, considerando a avaliação de conhecimentos gramaticais, que corresponde a 100% do critério da nota desta prova, para este bloco.
Para acessar a nota do cargo escolhido, basta acessar o campo “situação do cargo”, no extrato do resultado.
Confira o cronograma do CNU
- 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva
- 8 e 9 de outubro: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva
- 8 de outubro: Convocação para o envio de títulos
- 9 e 10 de outubro: Envio dos títulos
- 17 de outubro: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva
- 17 de outubro: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai)
- 17 a 25 de outubro: Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararam com deficiência
- 2 e 3 de novembro: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas
- 4 de novembro: Resultado preliminar da avaliação de títulos
- 4 e 5 de novembro: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos
- 13 de novembro: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração
- 19 de novembro: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos
- 21 de novembro: Previsão de divulgação dos resultados finais
- Janeiro de 2025: Início da convocação para posse e cursos de formação.