Veja análise do Fortaleza e dos rivais Botafogo e Palmeiras na luta pelo título brasileiro

Fortaleza está em 3º na classificação e terá 10 rodadas para buscar o título da Série A

Restam 10 rodadas para o fim da Série A e a luta pelo título e vaga na Libertadores estão cada vez mais acirradas. São 3 clubes com chances reais de título, entre eles o Fortaleza, que está em 3º na tabela. Os 3 candidatos ao título são: Botafogo (57 pontos), Palmeiras (56) e Fortaleza (55). Os três farão 10 jogos, sendo que o Leão tem 4 em casa e 6 fora, assim como o Palmeiras, com o Bota jogando 5 em casa  5 fora.

A análise se restringe aos 3 times, já que detém os maiores percentuais. As chances dos demais, Flamengo (48 pontos), São Paulo (47) e Internacional (45), são menores que 1%.  A luta deles é por uma vaga na Libertadores, competição na qual Fortaleza, Botafogo e Palmeiras tem mais de 99% de chances de vaga.

Veja jogos e análise dos candidatos ao título:

 
1º) Botafogo (57 pontos)
Chance de título*: (43,8%)
Chance de vaga na Libertadores: (99,95%)
Pontos como mandante: 32  (3º melhor da Série A)
Pontos como visitante: 25 (melhor visitante)
 
*De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 


 
O Glorioso enfrenta 3 clubes da parte de cima da tabela, um deles o confronto direto pela liderança contra o Palmeiras, fora de casa. Os dois confrontos pesados são Internacional e São Paulo. O detalhe é que os três jogos mais difíceis do Botafogo são exatamente nas últimas três rodadas. Os demais adversários estão na parte debaixo ou no meio da tabela. e são acessíveis. O Bota é o principal favorito ao título por seu desempenho equilibrado como mandante e visitante. Um complicador é ter a Libertadores como competição paralela e o Bota está nas semifinais contra o Peñarol.

 
Jogos:

(F) Athletico Paranaense
(C) Criciúma
(F) Red Bull Bragantino
(C) Vasco
(C) Cuiabá
(F) Atlético Mineiro
(C) Vitória
(F) Palmeiras
(F) Internacional
(C) São Paulo

 
2º) Palmeiras (56 pontos)
Chance de título: (31,6%)
Chance de vaga na Libertadores: (99.89%)
Pontos como mandante: 34 (2º)
Pontos como visitante: 22 (2º)


 
O Verdão está em grande fase, com 5 vitórias seguidas e apenas com a Série A para jogar, chega forte na luta pelo título. O detalhe é que o Palmeiras terá dois confrontos diretos em casa, contra Botafogo e Fortaleza. Os demais jogos, exceto o Bahia, são contra times da parte debaixo da tabela. O time paulista virá forte na luta pelo tri-campeonato.
 
Jogos:

(F) Red Bull Bragantino
(F) Juventude
(C) Fortaleza
(F) Corinthians
(C) Grêmio
(F) Bahia
(F) Atlético Goianiense
(C) Botafogo
(F) Cruzeiro
(C) Fluminense

 
3º) Fortaleza (55 pontos)
Chance de título: (23%)
Chance de vaga na Libertadores: (99.67%)
Pontos como mandante: 39 (1º)
Pontos como visitante: 16 (7º)

 
O Tricolor de Aço tem feito uma campanha espetacular na Série A, e mantendo firme na luta pelo título contra Botafogo e Palmeiras, clubes de investimento muito maior. Serão 4 jogos em casa e 6 com visitante. O Leão é o melhor mandante, e terá 4 jogos para se manter invicto e na luta pela taça. Dos 4 em casa, o Leão tem Flamengo e Internacional como fortes adversários, que estão na luta pela Libertadores. Quanto aos 6 jogos fora de casa, são 4 contra equipes que lutam contra o rebaixamento. Ou seja, adversários desesperados. O Leão chega forte na luta pelo título e vaga na Libertadores.

 
Jogos:

(F) Grêmio
(C) Atlético Mineiro
(F) Palmeiras
(F) Juventude
(C) Vasco
(F) Fluminense
(C) Flamengo
(F) Vitória
(F) Atlético Goianiense
(C) Internacional
 

Vagas na Libertadores

 Já por vaga na Libertadores o leque de clubes é maior. Botafogo, Palmeiras e Fortaleza tem mais de 90% de chances e devem se classificar com mais 9 pontos. Os demais que lutam por vaga na Liberta via G6 são: Flamengo, São Paulo, Internacional, Bahia, Cruzeiro e Atlético/MG.

Serão 10 jogos para a maioria das equipes, mas alguns postulantes tem jogos a menos, como Flamengo (27 jogos), Internacional (27) e Atlético Mineiro (26).

O Leão tem 8 pontos de vantagem para o 5º colocado, o São Paulo. Assim, o Tricolor de Aço pode administrar para garantir uma vaga direta na Libertadores, via G4.