Análise: o que esperar do campeão Ceará e vice Fortaleza após final do Cearense

Vovô foi campeão ao vencer o Tricolor de Aço nos pênaltis no último sábado

O Ceará foi Campeão Cearense de 2024 nos pênaltis em uma final eletrizante contra o Fortaleza, levantando a taça de forma invicta.E após a final do cearense, o que esperar de Ceará e Fortaleza?

Vovô em alta

Para o Vozão, o título cearense, voltando a ter a hegemonia estadual depois de 5 anos (o último tinha sido em 2018), é uma injeção de ânimo considerável.

O título invicto, em sem perder para o rival, mostra a força do grupo que foi reformulado e encaixou rapidamente. A equipe montada e liderada por Vagner Mancini pode ter limitações mas tem muita alma.

A equipe está encaixada taticamente pelo treinador e tem a garantia da competitividade. O torcedor do Ceará já entendeu que este time entrega e estará ao lado dele.

A conquista do Estadual tira o peso do jogo da Copa do Nordeste contra o Sport na quarta em jogo único na Arena Pernambuco. Por tudo que envolveu o jogo, a batalha no STJD para ter ou não torcida, tornará o ambiente hostil, mas o Ceará entrará em campo leve.

A conquista trará isso e o time pode se beneficiar. O Sport carrega o peso da perda do título do Nordeste no ano passado para o Vovô e se for com muita sede ao pote, o Alvinegro pode surpreender e avançar.

Mas para a Série B, o Ceará precisará de reforços e mais repertório. Os cenários vistos contra o Fortaleza não se repetirão, com as equipes atuando retrancadas contra o Vovô na maioria das vezes. Assim, Mancini precisará de repetório tático e de peças para cada cenário na Série B do Brasileiro.

A equipe precisa claramente de mais um meia para disputar posição com Lourenço, e um centroavante. Barceló não engrenou ainda e Aylon improvisado não é a solução. O Ceará precisa contratar um centroavante de peso para a Série B.

Leão com dúvidas

A perda do hexa por parte do Fortaleza é um duro golpe. O elenco é forte, mas está em crise técnica. O Tricolor ainda não fez uma grande atuação em 2024 e Vojvoda tem feito de tudo para achar uma formação confiável.

Mais uma vez a equipe não encaixou contra o Ceará e não conseguiu vencer. São 3 jogos em 2024 contra o Vozão e uma derrota e dois empates.

A ausência de Calebe é pesada por ele ser o melhor jogador tecnicamente do elenco, mas o alerta está aí: o elenco precisa de reposição para ele, do mesmo nível, de qualidade.

A Série A está aí e a competição é muito difícil. Não é preciso aqui falar dos desafios que a competição vai impôr ao Fortaleza. Assim, o grupo precisa retomar a confiança rapidamente e também ser reforçado. Falta um meia já citado, e um centroavante. Só Lucero - que tem qualidade - não resolverá. Para a Série A, quem tem um, não tem nenhum.

Para a Copa do Nordeste, a equipe pode reagir rapidamente, pois tem um adversário acessível como Altos/PI, no dia 20

Na Sul-Americana, a estreia vitoriosa foi diante de um adversário fraco, e vencer o Nacional Potosí em casa na quarta-feira é importante para a classificação.  Mas para ser líder e desbancar o Boca Juniors, vai precisar de mais futebol, de mais qualidade.

Vojvoda precisa achar uma forma da equipe render. Peças tem. Os pontas precisam jogar mais: nem Moisés, nem Machuca, nem Marinho, nem Pikachu estão jogando bem. E a equipe precisa de um meia armador, que o técnico não tem utlizado.