Estas são as 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2023

Mais uma vez, Itaú lidera o ranking nacional. Americanas perdeu posições após escândalo fiscal

O ranking das marcas brasileiras mais valiosas, realizado anualmente pela Interbrand, teve poucas mudanças no ciclo 2022-2023. Com larga vantagem, o Itaú mantém a liderança, lugar que ocupa há mais de 20 anos.

O segundo lugar pertence a outro banco, o Bradesco. Completa o pódio a cerveja Skol. O Top 10 tem quatro bancos, duas cervejas, duas varejistas, uma petroleira e uma operadora de telecom.

Após o escândalo contábil, a Americanas deixou o rol das 10 mais valiosas, caindo para a 19ª colocação. O valor da marca caiu de R$ 1,8 bilhão para pouco mais de R$ 800 milhões.

Para chegar a uma cifra, o levantamento considera três aspectos principais: desempenho financeiro, o papel que a marca desempenha nas decisões de compra e força competitiva.

A lista considera apenas marcas fundadas no Brasil.

Ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil

  1. Itaú: R$ 44,4 bilhões
  2. Bradesco: R$ 28,6 bilhões
  3. Skol: R$ 18,9 bilhões
  4. Brahma: R$ 13,3 bilhões
  5. Banco do Brasil: R$ 10,3 bilhões
  6. Natura: R$ 9,7 bilhões
  7. Nubank: R$ 3,8 bilhões
  8. Petrobras: R$ 3,5 bilhões
  9. Magazine Luiza: R$ 3,3 bilhões
  10. Vivo: R$ 2,9 bilhões
  11. Renner: R$ 1,9 bilhão
  12. XP: R$ 1,8 bilhão
  13. Ipiranga: 1,2 bilhão
  14. Drogasil: R$ 1,16 bilhão
  15. Claro: R$ 1,11 bilhão
  16. Porto Seguro: R$ 980 milhões
  17. Havaianas: R$ 942 milhões
  18. Cielo: R$ 941 milhões
  19. Americanas: R$ 844 milhões
  20. Assaí: R$ 724 milhões
  21. Atacadão: R$ 684 milhões
  22. PagSeguro: R$ 645 milhões
  23. Localiza: R$ 625 milhões
  24. Sulamérica: R$ 610 milhões
  25. Hering: R$ 583 milhões