Com 2,5 milhões de seguidores, cearense antipoupança vira maior influencer de finanças do NE

Influenciador Alberto Pompeu se consolidou como maior produtor de conteúdo sobre finanças do Nordeste. Mas ele quer muito mais

"Ai que felicidade tirar mais uma pessoa da poupança". Eis o bordão mais famoso do influenciador Alberto Pompeu, hoje o maior produtor nordestino de conteúdo sobre finanças, com mais de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais.

A frase, dita repetidamente pelo jovem cearense, não é da boca pra fora. Um dos principais objetivos de Alberto é mostrar ao público que o investimento mais popular do Brasil é desvantajoso ante outras tantas opções disponíveis no mercado.

O conservadorismo e a resistência dos seguidores são quebrados dia após dia nos vídeos e postagens educativas. A missão, considerando um País que negligencia a educação financeira desde o berço até a vida adulta, não é fácil.

Mas, com sotaque nordestino - o que é raro de se ver em um nicho dominado por players do Sudeste - e uma fusão de bom humor com informação esclarecedora, ele mostra que investir não é complicado, como teima em pensar a maioria. É só seguir o arroz com feijão e não tentar inventar a roda, destaca o creator.

Entre os temas favoritos, estão fundos imobiliários, ações perenes e Tesouro Selic, bons caminhos para os iniciantes.

O acelerado crescimento na popularidade, sobretudo nos últimos dois anos, levou a uma profissionalização ainda maior na produção do conteúdo. Alberto conta hoje com uma equipe multidisciplinar de dezenas de profissionais dando suporte às suas páginas, canais e cursos. No Tiktok, ele fala para 1,3 milhão de seguidores; no Instagram, são mais de 770 mil. Há ainda 330 mil no Kwai e 150 mil no Youtube.

Vácuo educacional

E Alberto mira além. Quer se tornar o maior influenciador de finanças do Brasil. Não por soberba ou ganância (o rapaz é humilde), mas para ajudar a preencher o vácuo gigantesco de conhecimento financeiro no País.

"Em geral, nossa sociedade é carente de conhecimento nesta área e necessita de pessoas que entreguem essa mensagem com seriedade, transparência e compromisso. E para mim os seguidores vão muito além de números, algo tão comum no digital. Enxergo em cada pessoa que acompanha meu trabalho a oportunidade de levar educação financeira e desenvolvimento", destaca.

Ele conta que já foi cobiçado por bancos e corretoras para promover produtos, mas garante que não ganha um centavo com publicidade, por preferir a transparência e a liberdade de recomendar para os seguidores apenas aquilo em que ele genuinamente acredita. A fonte de receita principal é a venda de seus cursos, que cresceu expressivamente no ano passado e deve seguir em alta em 2024.