Pendências e dependências do Ceará

Confira a coluna desta terça-feira

Legenda: O Ceará empatou em 1 a 1 com o Atlético/GO no domingo pela Série A do Brasileiro
Foto: Fabiane de Paula / SVM

Dois pontos separam o Ceará da zona de rebaixamento. Que situação incômoda. Lembrei do velho ditado: quem tem dois tem um e quem tem um não tem nada. O futebol tem aforismos simples, ditos com poucas palavras, mas que traduzem verdades verdadeiras. Tem ditado mais atualizado que comparar o futebol a uma caixinha de surpresas? A propósito, faz anos que não vejo uma caixinha de surpresas de verdade. Então vou ficando com as do futebol mesmo. Sem surpresa está a produção do Ceará. Preocupante.

O time não pode ficar na dependência de um jogador. Aliás, nenhum time no mundo vive na dependência de um atleta. Há sempre o plano B. Veja o exemplo do Atlético-MG na vitória sobre o Fortaleza. Hulk ficou fora. No primeiro tempo, os mineiros sentiram. Na fase final, o plano B conduziu o Atlético-MG a uma virada épica. Qual o plano B do Ceará no período em que não puder contar com Mendoza? Não me refiro apenas ao momento presente. Há que se pensar nas futuras situações em que ele não puder atuar. Todo o receio decorre da proximidade do Ceará com a zona de rebaixamento. Essa zona maldita tem um imã que atrai tudo o que é de coisa ruim. Para sair de lá tem é Zé.  

 

Dependência 

 

Enquanto o time depender apenas de suas próprias forças para sair da zona de rebaixamento, dá para acreditar. Depois que passar a depender de terceiros, aí tudo se complica. Inventam as tais malas brancas ou coisas parecidas. Dizem que essas malas não existem. Alguém já viu essas malas por aí? Nunca vi. Mas...   

 

Libertadores 

 

Agora o Fortaleza deixa um pouco de lado a Série A e vai concentrar esforços diante do Estudiantes de La Plata. Sim, qual a prioridade do Fortaleza? Na minha avaliação, pelas atuais circunstâncias, o Fortaleza deve priorizar a Série A nacional. Não digo que despreze a maior competição das Américas. Não é isso. Mas nada de estourar a condição física diante dos argentinos.  

 

Ilusão 

 

O Fortaleza obteve vitórias significativas. A vitória sobre o Flamengo no Maracanã foi extraordinária. Seria o início de um novo tempo. Não foi. A vitória sobre o Ceará, pela Copa do Brasil, também foi notável. Seria um novo divisor de águas. Não foi. A partir de agora o divisor de águas será encaixar vitórias consecutivas na Série A. Se isso não acontecer, tudo o mais será ilusão. 

 

Firmeza 

 

Pela ordem, antes do fim do turno, o Leão terá pela frente os seguintes adversários: Coritiba (fora), Palmeiras (Castelão), Atlético-GO (fora), Bragantino (fora) e Santos (Castelão). Qual o planejamento específico? Aviso aos interessados: terminar o turno na zona de rebaixamento é um tormento. O returno é cruel e a margem para recuperação estreita-se demais. Um alerta para o Leão!  

  



Assuntos Relacionados