O Ceará de Tiago Nunes

A orquestra é a mesma. Caberá ao novo maestro extrair do grupo algo mais

Foto: Thiago Gadelha

A torcida alvinegra está numa expectativa muito grande. O time do Ceará, que chegou a ocupar a sétima colocação, entrou em crise. Teve de demitir o técnico Guto Ferreira porque entendeu que o ciclo dele no clube tinha terminado. Achei intempestiva a demissão, mas tudo bem. Cada dirigente com seu modo de pensar. Passaram a crise para Tiago Nunes. Ele é o administrador contratado para fazer novamente vencedor o Ceará. E vencedor com os mesmos recursos humanos de Guto. Às vezes isso dá certo. Às vezes, não.

No cartão de visitas da estreia, Tiago Nunes não levou sorte. No lugar do time dele, pôs em campo o time do Guto. Agora a torcida está esperando o time do Tiago Nunes. Não sei se vai conseguir mudar as feições já no segundo jogo. Mas é preciso acenar com mudanças que tragam melhores desempenho e resultado.

Fundamental será, mesmo com imperfeições, a revelação da matriz que adotará. Time ofensivo e intensivo, como é a dança da moda, ou será modelo fechado, hermético? Estará ou não pronto para os contra-ataques com gente de velocidade como Rick, Mendoza e Jael? A orquestra é a mesma. Caberá ao novo maestro extrair do grupo algo mais. Aliás, bem mais mesmo. 

Crise 

O Santos está vivendo um momento muito delicado. A eliminação na Copa do Brasil gerou protestos pesados da torcida. Diego Tardelli foi perseguido por dez torcedores, quando retornava para casa. Todas essas coisas afetaram o ambiente interno do clube. Só Deus sabe até que ponto isso tudo implicará na produção santista logo mais. 

Receios 

Ceará e Santos são vizinhos de agonias e de infortúnio. Ampliaram-se os receios diante da aproximação da zona de rebaixamento. O Santos está a dois pontos do América-MG, primeiro time da zona. E o Ceará está a apenas três pontos do mesmo América. É preocupante, máxime para o Ceará que até sonhou com a pré-Libertadores. 

Retomada de confiança 

O Fortaleza conseguiu reaver o moral, após a bela exibição e vitória diante do São Paulo. Tantos os elogios que o grupo viu novamente fortalecida a confiança. Houve momentos em que o time trafegou em incertezas que uns entenderam como declínio e outros entenderam como oscilações. Fique no segundo grupo. E acho que foi certo mesmo. 

No saldo 

O Ferroviário está fora da zona de classificação do Grupo A da Série C apenas pelo saldo de gols. O Botafogo-PB tem saldo 5, o Ferrão tem saldo três. Amanhã, no Estádio Colina, o Ferrão enfrenta o líder Manaus. A estreia do técnico Anderson Batatais, com uma goleada (5 x 1) sobre o Paysandu, acendeu a fera coral. Uma espécie de tudo ou nada nesses dois jogos que faltam. Tudo, Ferrão.