Estas coisas loucas do futebol

Dá para entender futebol? Jocelyn Brasil explica...

Foto: Divulgação/Flamengo

O saudoso jornalista cearense Jocelyn Brasil escreveu vários livros sobre futebol. Ele foi coronel-aviador da Força Aérea Brasileira. Homem de uma inteligência privilegiada. Eu, acompanhado do saudoso pesquisador Airton Fontenele, tive vários encontros com ele, quando de suas visitas a Fortaleza. Jocelyn foi comunista atuante. Em momentos de arrocho do regime de exceção, teve de usar o pseudônimo Pedro Zamora para publicar seus livros. Um deles intitulado “Você Acha que Entende de Futebol? Eu Também”.

Não é tão fácil compreender as coisas do futebol. Vejam bem: Flamengo e Palmeiras vão decidir a maior competição das Américas: a Libertadores. Aí o Bragantino, com um time mais modesto, empata com o Flamengo em Bragança Paulista e derrota o Palmeiras (2 x 4) em pleno Allianz Parque. Sim, o Braga meteu quatro no Verdão. O Bahia, na zona de rebaixamento, foi ao Paraná e sapecou 2 a 0 no Athletico em plena Arena da Baixada. O Guto Ferreira, que não serviu mais para o Ceará, agora comanda a reação do Bahia. Sim, só lembrando: o Athletico é finalista da Sul-Americana e semifinalista da Copa do Brasil. Dá para entender futebol? Jocelyn Brasil explica...  

Incrível 

Mesmo com todos os últimos tropeços, o Fortaleza está na frente de Corinthians, Internacional, Fluminense, São Paulo, Santos e Grêmio, equipes consideradas grandes do futebol brasileiro. Sem esquecer que outros três times também considerados grandes do futebol brasileiro estão na segunda divisão: Botafogo, Vasco e Cruzeiro.  

Margem perigosa 

O Ceará tem 29 pontos (13º). O Bahia, primeiro time da zona (17º), tem 26 pontos. Somente três pontos separam da zona de rebaixamento o Ceará. Verdade que o Vozão tem dois jogos a menos. Problema é que, a continuar assim, quando o Ceará tiver de enfrentar Palmeiras e Bahia, seus dois jogos atrasados, o fará sob a pressão de não poder perder. Será terrível.  

Agonia 

Para quem, como o Ceará, já esteve em sétimo lugar e mirando a Libertadores, agora preocupa vê-lo cada vez mais apertado na medida em que o returno avança. Pontuar fora passou a ser uma exigência. Isso reduz demais a margem de erro que o time possa ter. Se perder do São Paulo no jogo de quinta-feira no Morumbi, Deus meu... 

Decisão 

No próximo domingo, o Atlético-CE terá de buscar em Araraquara o que deixou escapar no Domingão em Horizonte: a vitória. Só assim garantirá a subida para a Série C. Pelo que houve em Horizonte, já se vê a dificuldade que terá o Atlético no Estádio Fonte Luminosa em Araraquara. Ganhar no interior paulista é tarefa complicada. Mas o Atlético tem condições, sim. É encarar o que vem.  



Assuntos Relacionados