A torcida do Ceará, levada pelo desespero de uma campanha pífia na Série A, chama o alvinegro de time sem-vergonha. Entendo o desabafo, mas discordo. Não foi esse mesmo time que a mesma torcida chamou de herói quando subiu para a Série A? Não foi esse mesmo time que a torcida aplaudiu de pé quando campeão cearense 2018 na decisão com o Fortaleza? Ora, o time amado de outrora e odiado de hoje é vítima, não culpado. Explico: pegaram a formação da Série B e quiseram que vencesse de cara quatro dos maiores times da Série A. Ora, amigos, a Série A é outro nível. É outra história. Pegaram o Ceará Série B e jogaram às feras. O elenco foi vítima da falta de preparação para o desafio maior.
É bíblico
Está no Evangelho de Mateus: "Algum rei que tenha um exército de dez mil soldados seria tolo de entrar em guerra contra um outro rei, cujo exército tem o dobro de homens que o seu, sem antes avaliar com os seus generais se dá ou não para vencer tal confronto"? No caso do Ceará não foi número, mas qualidade.
Também bíblico
"Alguém seria tolo de tentar construir um edifício, sem calcular quanto precisará para erguê-lo? Sem esse cuidado, ainda que levante alicerces, não concluirá o prédio. Aí, os que passarem em frente zombarão, chamando de idiota o construtor, que começou mas terminou a obra" É o Ceará na Série A.
Recordando
2006. Há 12 anos o Fortaleza na Série A, elite do futebol brasileiro. Treino no Pici. A partir da esquerda: Rinaldo e Nunes observam a movimentação. Vez por outra vejo Rinaldo Santana dos Santos. Já o atacante Anderson Francisco Nunes está com 36 anos, ainda em atividade. No momento joga no Brasiliense. Em 2017 jogou no Mogi Mirim.
Conclusão
Faltou ao Ceará planejamento para o desafio maior. Não cuidou de se preparar para o que vinha. Tentou erguer um edifício Série A com material Série B. O time tem vergonha, sim. Não tem é qualidade suficiente para brigar com os que estão mais preparados. Aí pegaram para bode expiatória o treinador.
Missão
Agora é com o técnico Jorginho. Pelo jogo com o CRB ele sabe que material tem nas mãos para trabalhar. Todos sabem que vai ser preciso reforçar o grupo em determinadas posições. Planejar agora para um novo momento. Jorginho, que é muito religioso, conhece bem as passagens bíblicas citadas.
Sonho de Criança
Paulo Netto tem sete anos de idade. Seu pai, Pedro Paulo Oliveira, é apaixonado pelo Ceará. Mas Paulo é fã do goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, e fez pai comprar a camisa do time, pois quer entrar em campo com o Grêmio no Castelão. Eles vieram de Mossoró. Há promessa de que o garoto realizará seu sonho. Tomara.
Notas & notas
Não sei quem mais se danou a jogar no Fortaleza, se Edinho, se Jean Patrick. Crescem de produção na medida em que o certame avança. E fico com dificuldades até para afirmar qual dos dois está melhor. Jean traz a bagagem de passagens por grandes clubes como Grêmio-RS e Vasco da Gama. Já Edinho, cria do próprio Fortaleza, atuou por Avaí, Paysandu, Ituano, Guarani-SP, Mogi Mirim e CSA, antes de retornar ao ninho antigo. Edinho está com 23 anos de idade. Em grande fase.