Hoje à noite, no PV, o Botafogo/PB já começará o jogo vencendo por 3 a 0. Caso atípico em que, mesmo antes de a bola rolar, um dos litigantes tem tamanha diferença para tirar. É a Copa do Brasil com suas peculiaridades de mata-mata e gol peso dois fora de casa, quando igualados em pontos os times terminam as duas partidas. E exatamente por ser assim a Copa do Brasil é que o Ceará não perdeu a esperança da reviravolta. Toma por base feitos incríveis como o da vitória (2 x 5) do América/RN sobre o Fluminense no Maracanã ou aquele do Botafogo/RJ no Castelão, quando com dois gols relâmpagos, já nos acréscimos, despachou o Ceará. Bota/RJ, então com o jogo perdido, ganhou. Nem os botafoguenses acreditaram. Assim é a Copa do Brasil.
Categoria
O zagueiro do Fortaleza, Lima, está numa fase excepcional. Joga limpo. Transmite confiança ao grupo. Vi sua ascendência sobre os companheiros ao dar a maior bronca porque a turma da frente não segurou a bola no ataque nos minutos finais da vitória sobre o "Belo". Todos caladinhos, sem reclamar, engoliram o pito. Isso é uma forma de segurança e respeito.
No futebol
Se predominar a lógica, o Bota/PB ganha a vaga. Basta uma retranca como a que foi feita diante do Fortaleza. O Leão só fez 1 a 0 chorado. Aí será quase impossível a missão do Ceará, ou seja, marcar três gols numa muralha com Sapé, Plínio, Marcelo Xavier, Jefferson Recife, Djavan, Pedro Castro, Henik e Assis, todos atrás.
Tempo
Só vejo uma maneira de o Ceará conseguir reverter tal situação: assinalar dois gols (sem tomar nenhum, claro) ainda no primeiro tempo. Aí vai para a fase final no embalo, certamente levado pela torcida. O jogo será no PV, que é alçapão. Em situações assim a torcida não raro faz a diferença. Tipo do jogo que vai mais no coração que na técnica.
Recordando
Década de 1970. Esporte Clube Cajazeiras/PB. A partir da esquerda (em pé): Ju, Maninho, Pindoba, Pistola, ? , Neto. Na mesma ordem (agachados): ? , Zé Milton, Chico Pombo, Neco e Marcondes. Esse time teve destaque na época, ganhando do Treze, Campinense, Seleção de Juazeiro e empatando com o Fortaleza. Chico Pombo é o cearense Chico Alves, também chamado de Esquerdinha, que hoje é funcionário da SEFIN/Fortaleza.
Mais que vitória
Nem examinei a questão da retomada da liderança pelo Leão. Deixei para lá a vitória sobre o Botafogo/PB. Acima desses detalhes o que valeu de mais positivo foi o reencontro do Fortaleza com uma clara definição de jogo. Ficou para trás o time atônito, desconectado. Entrou em seu lugar uma equipe que deu nítidos sinais de avanços na harmonia.
No caminho
Quando Marquinhos Santos sentiu que se esgotara a fórmula da época de Jean Mota e Dudu Cearense, teve dificuldade iniciais de sair para outra. Mas os reveses e a pressão o levaram a intensificar a busca por alternativas. Pelo que o time mostrou na vitória sobre o Botafogo/PB, já se vê que em parte alcançou seu objetivo.
Notas & notas. Fico triste quando vejo ex-ídolos padecendo as vicissitudes da vida. Edilson, o Capetinha, que viveu as glórias do penta em 2002 pela Seleção Brasileira, foi preso em São Paulo por não pagar pensão alimentícia e acusado de fraudes na loteria. Lamentei também as declarações do ex-ídolo do Corinthians, Casagrande. Ele disse que duvidava da bondade de Deus e declarou-se admirador de Lúcifer, o demônio. Opções de cada ser. É a vida.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn