Todos sabem e já sabiam com muita antecedência que é tarefa difícil um time médio manter-se por muito tempo na Série A nacional. As razões são óbvias. A rigor são doze os ungidos que lá permanecem: Grêmio, Inter, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Vasco, Flamengo, Atlético-MG e Cruzeiro. Só em casos excepcionais um desses cai. No ano passado não caiu nenhuma equipe grande. Vejam quantos times que hoje estão na Série B já estiveram na Série A. Faço um exercício de memória e lembro de alguns: Coritiba, Atlético-GO, Figueirense, Guarani-SP, Criciúma, Goiás, Fortaleza, Ponte Preta, Avaí e Vila Nova. Esse vaivém só acontece com os times médios. Viagens de ida e volta.
Efêmera
Na Séria A moderna, o Ceará subiu em 2009. Ficou na "A" dois anos seguidos: 2010 e 2011. Caiu em 2012. Voltou agora em 2018. O Fortaleza subiu em 2002. Disputou 2003 e nesse mesmo ano caiu. Voltou a subir em 2004. Disputou a "A" dois anos seguidos: 2005 e 2006. Caiu. E não mais voltou. Terá chance agora.
Desafio
O futebol cearense não conseguiu passar três anos consecutivos na Série A. O máximo, até agora, foram dois anos seguidos do Ceará (2010 e 2011) e dois anos seguidos do Fortaleza (2005 e 2006). Por aí já se vê o quanto é difícil permanecer na elite nacional. As dificuldade do Ceará já eram esperadas.
Ceará 12º em 2010
06 de novembro de 2010. Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro. No lance, Geraldo do Ceará e Fábio Rochemback do Grêmio. O jogo foi realizado no Estádio Olímpico em Porto Alegre. O Vozão terminou em 12º lugar, ganhando inclusive uma vaga na Copa Sul-Americana de 2011. Já na Série A 2011 o Vozão foi 18º, sendo rebaixado.
Mais tempo
Alguns do Nordeste têm conseguido permanência um pouco maior na Série A. Cito, por exemplo, Bahia, Vitória e Sport. Mesmo assim há alguns anos experimentaram quedas incríveis, descendo até para a Série C. No ano passado Sport e Vitória escaparam do rebaixamento para a Série B só na última rodada.
Faixa menor
Outro ponto a ser analisado: quando os times cearenses caem para as séries inferiores, lá demoram. O Ceará passou seis anos na Série B. O Leão passou oito anos na Série C. Convenhamos, um tempo bastante longo nas séries menores. Isso prova também a necessidade de um salto de qualidade maior.
Leão na Série A
9 de setembro de 2006. O atacante Finazzi, do Fortaleza, embarca para mais um jogo do Leão fora de casa. Em 2005 o Fortaleza ficou em 13º lugar, na frente de times grande como Flamengo (15°) e Atlético-MG (20°). Já em 2006 a situação ficou insustentável. Leão rebaixado (18º lugar).
Conformação
Noto entre alguns dirigentes, cronistas e torcedores a convicção de que o lugar do futebol cearense não é a Série A. Gente que se conforma com a Série B como patamar ideal porque nela os nossos times não correm o risco de derrotas extravagantes e humilhações. Não aceito esse tipo de conformação, que tem tudo a ver com acomodação, falta de ousadia. Gente de pensamento pusilânime, incapaz de projetar objetivos maiores. Pensar Série A, querer Série A, é o ideal que deve prevalecer.