Tom Barros: Variadas posições

O melhor momento do Ceará nas mãos de Marcelo Chamusca foi entre a 17ª e a 20ª rodadas. Foram quatro vitórias consecutivas. Uma sequência de 12 pontos somados. E a esperança de que o time engrenara de vez. Vitórias do Vozão sobre Paysandu no Pará (1 x 2), Criciúma (3 x 1), ABC (0 x 1) e CRB em Aracaju (1 x 0). Depois disso o desconforto de uma goleada sofrida em Varginha (Boa Esporte, 4 x 1), uma derrota no Paraná (Londrina, 3 x 2), uma vitória sobre o Náutico e um empate com o América-MG aqui no Castelão. Nisso, o Ceará foi ultrapassado pelo Paraná, Vila Nova e Juventude. Mais que a queda na classificação, preocupa a imprevisível produção de alguns jogadores. Acendeu o sinal de alerta.

Returno

Sempre algumas equipes disparam no returno. Pelo menos nestas primeiras rodadas, o Paraná se sobressai. Alcançou a terceira colocação. Encostou no poderoso Inter/RS, vice-líder. O Paraná ganhou seus quatro últimos jogos (12 pontos consecutivos). Bateu no Juventudes, Goiás, Londrina e Guarani.

Apertado

Na 11ª rodada o Paraná sofreu para ganhar do Ceará na Vila Capanema em Curitiba. Foi apenas 1 a 0, gol de pênalti, marcado por Renatinho. Aliás, um pênalti perfeitamente evitável, cometido por Pedro Ken. Naquela ocasião não vi nada de extraordinário no Paraná, comandado por Roberto Cavalo. Agora engrenou.

Recordando

Image-1-Artigo-2299318-1

31 de agosto de 2008. Sobral. Grande carreata em comemoração à volta do Guarany à primeira divisão do Campeonato Cearense, após dois anos na segundona. No caminhão do Corpo de Bombeiros estão Sérgio Alves e Clodoaldo. O time foi aplaudido por uma multidão no Arco de Nossa Senhora de Fátima, centro de Sobral.

Mesmas cores

A jornalista Elda Veras me disse que um amigo dela, torcedor do Fortaleza, está vindo dos Estados Unidos, onde mora, para ver o jogo em Juiz de Fora. A família do presidente do Fortaleza, Eduardo Girão, também mora nos Estados Unidos. Por pura coincidência a bandeira dos Estados Unidos tem as cores da do Fortaleza.

Audiência

Meu companheiro de trabalho na TV Diário, Paulo Sérgio, mostrou-me os números da audiência do programa A Grande Jogada, apresentado ao vivo pelo Belmino direto do Castelão, sábado passado, dia do primeiro jogo do Fortaleza no mata-mata. Foi o maior pique de audiência dos últimos oito anos.

Mais opções

Image-0-Artigo-2299318-1

Adalberto correspondeu. Antes do jogo Fortaleza 2 x 0 Tupi, dúvidas sobre quem entraria no lugar de Edimar. Mancha ou Adalberto, que não jogara bem quando substituiu Bruno na ala? Entrou Adalberto que fez bem a sua parte, embora pouco incomodado pelo Tupi. Com a recuperação de Edimar, opções para Zago.

Copa 2018. Tite chamou 24 atletas para os dois últimos jogos do Brasil nas eliminatórias (Bolívia (5/10, em La Paz) e Chile (10/10, em São Paulo). Três ainda não atuaram pelo Brasil: goleiros Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City), e o meia Arthur (Grêmio). Sete atuaram em Copas do Mundo: Daniel Alves e Thiago Silva (2010 e 2014), Marcelo, Paulinho, Fernandinho, Willian e Neymar (2014). Quatro atuaram em eliminatórias das Copas 2006 e 2010 (Diego) , Miranda, Filipe Luís e Diego Tardelli (2010). Dados: Airton Fontenele).