Tom Barros: Valor das anotações

Marquinhos Santos viu o que o próximo adversário do Fortaleza fez com o Ceará: ganhou fácil, 3 a 0. E abriu ótima margem para o jogo de volta. Em momentos há alguma semelhança entre o modelo da Série B, pontos corridos, e o mata-mata da Copa do Brasil. Este permite mais o time ficar atrás e montar contra-ataques rápidos. Foi assim que o Leão despachou o Flamengo em pleno Rio de Janeiro. Mas na Série B, quando o time joga fora de casa, geralmente também se resguarda um pouco e monta contra-ataques rápidos. Pode ser que eu me engane, mas creio que o Botafogo certamente usará modelo assim domingo próximo no Castelão. Marquinhos teve a grande chance de estudar antecipadamente o Botafogo. Não há, pois, como ser surpreendido.

Ilusão

Poupar jogadores, time misto, reservas de ouro, sei lá mais que qualificação criaram para dizer que o time não é o titular. Ilusão, pura ilusão. Vejam bem, dentre as lambanças do Ceará na derrota para o Botafogo, quem foi autor da lambança maior foi o titular Tiago Cametá com aquela expulsão provocada e pedida. O árbitro aceitou.

Titular e reserva

Muitas vezes é difícil dizer quem é titular e quem é reserva, já pela rotatividade nas escalações. Isso não justifica a goleada que o Ceará sofreu e a forma como sofreu em João Pessoa. Não tem mais cabimento falar em time misto quando em campo estiver Everson, Cametá, Sandro, Charles, Eduardo, Baraka e companhia...

Recordando

Década de 1970. Conversa entre árbitro e auxiliares durante o intervalo de jogo no Estádio Castelão. A partir da esquerda: João Monteiro, Luís Vieira Vilanova e Hilton Alcântara. De costas, o massagista Miranda participa da conversa. Faz tempo não vejo João Monteiro. Vilanova mora no Montese. Hilton Alcântara faz comentários de arbitragem nas transmissões de futsal da TV Diário.

Alternativas

Notei no Botafogo/PB esforço coletivo continuado. O Fortaleza sabe então que não encontrará trégua no combate permanente exercido pelo Belo. O Leão deve, pois, já se preparar para romper resistências. Não creio que o visitante vá alterar sua da forma de jogar. É o momento ideal para Marquinhos provar que tem alternativas.

Paz

Na última entrevista que fiz com Marcelo Paz no Debate Bola, ele deixou claro que, provada a necessidade, o Fortaleza não relutaria na imediata contratação de reforços. Ótimo. Reforços à vista. Mas enquanto não chegam, cabe ao técnico Marquinhos buscar no grupo melhores respostas. É aí que o bom técnico confirma a sua competência.

Homenagem

Este ano a querida Samantha Marques, famosa locutora da FM-93, é a homenageada da 39ª Copa de Férias das Escolinhas da Vila Manoel Sátiro. São Jogos de futebol e palestras durante todo o mês de julho, tudo sob a orientação do companheiro Paiva Filho. No dia 31 de julho haverá a festa de encerramento com a entrega do Troféu Samantha Marques. Parabéns, amiga.

Olimpíada. O futebol feminino nos jogos olímpicos começou em 1996 em Atlanta/EUA. Desde então as brasileiras participaram de todas as cinco edições. Ganharam duas prata (2004/Atenas e 2008/Pequim). Foram 4º lugar nas duas primeiras e eliminadas nas quartas de final da última (2012, Londres). Marta e Formiga são nossas maiores estrelas. Marta cinco vezes a melhor do mundo (de 2006 a 2010). Formiga é a única a participar dessas cinco Olimpíadas. (Dados: Airton Fontenele).