Tom Barros: Uma competição maior

Neste ano 2016, em competição oficial, Fortaleza e Ceará estão vivendo as experiências domésticas do certame estadual. O Fortaleza ainda venceu duas vezes o Guarany/S pela Taça dos Campeões e, além disso, fez um amistoso no qual ganhou do Maranguape. Já o Ceará, num confronto amistoso mais difícil, recebeu o Flamengo/RJ e passou na avaliação inicial com boa produção e um empate (2 x 2). Assim malas prontas para o desafio em uma competição maior, a Copa do Nordeste, que já começa neste fim de semana: sábado, Fortaleza x River/PI no Castelão; domingo, Ceará x Vitória da Conquista em Ilhéus. Duas situações díspares como obstáculos iniciais de uma competição que tende a ser mais difícil a partir da segunda fase de disputas.

Eclipsar

Se o Campeonato Cearense já vive o drama do baixo interesse por parte do público, imaginem com a chegada da Copa do Nordeste? Só mesmo os homens e mulheres de boa vontade poderão devolver ao "estadual" o encanto perdido. Embora defensor intransigente dos certames estaduais, reconheço que estão nos estertores.

Adversário

No River, adversário do Fortaleza, estão o goleiro Naylson e os zagueiros Paulo Paraíba (já jogou no Ferroviário, Fortaleza e Ceará) e Rafael Araújo. Lá estão também Rogério, Thiago Dias, Esquerdinha, Fabinho, Vanderlei e Diego Lira. O técnico é o respeitado Zé Teodoro, que já foi campeão cearense pelo Fortaleza e pelo Ceará.

Tatu

No "Conquista", adversário do Ceará, está Tatu. Em2010 quando ele jogava no Fortaleza marcou no tempo normal um gol importante na decisão com o Ceará. Na decisão nos pênaltis o Leão foi tetra. No "Conquista" estão Kleber, Kaká e Maicon, nomes de cobras da Seleção Brasileira. Técnico Evandro Guimarães dirige o time pela quinta vez.

Nível

Pelo menos inicialmente, com River e Vitória da Conquista, o padrão não deve ser tão superior ao que está sendo apresentado no Campeonato Cearense. Admito até que seja um pouco melhor, mas nada que Fortaleza e Ceará não possam neutralizar. Se tiverem de enfrentar lá na frente Sport e Bahia, aí sim outro será o perfil.

Referência

Rafael Costa terminou o 2015 como a maior referência do ataque do Ceará. Ele superara os momentos difíceis da adaptação e finalmente deslanchara com gols importantes que levaram o Ceará a permanecer na Série B. Lamentavelmente a burocracia dos papéis ainda não permitiu neste seu retorno a utilização dele por parte do Ceará. Incrível.

Novo momento

Mais uma vez o Ferroviário em novos projetos. Ontem, bem cedo da manha, Lula Pereira já estava na Barra do Ceará fazendo uma avaliação geral. Lula disse que contratará um treinador. Portanto, ele, na verdade, está à frente de um projeto maior. Uma parceria que nasce com a credibilidade de um profissional sério, forjado como técnico no futebol cearense, onde também ele deu riquíssima contribuição como jogador. Lula é meu convidado para o Debate Bola de sábado próximo.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros