Se a classificação da Série B nacional seguir como está no momento, o Ceará terá pelo caminho três dos quatro clubes integrantes do G-4, ou seja, Bragantino (4º), Vitória (3º) e América/MG (2º). Por aí se vê o quanto ainda o Ceará terá em termos de desafio nesta luta para escapar do rebaixamento. Já o Macaé pegará apenas um time do G-4, o Vitória (3º). Os demais são: Náutico (9º), Atlético/GO (13º) e Boa Esporte (19º). Desses, o Náutico (52 pontos) ainda sonha com o G4, pois no momento apenas dois pontos o separam do quarto colocado. Assim, o Náutico deve endurecer o jogo. Com relação ao Atlético/GO, este está numa faixa confortável; já o Boa ainda se debate, embora praticamente rebaixado. Teoricamente, o Macaé pegará mesmo adversários mais fáceis.
Firmeza
Ao Ceará, nesta altura da situação, já não mais importa saber quem vem ou deixará de vir, se do G-4 ou fora do G-4. Tem mesmo é de seguir como prega o treinador Lisca. Um passo de cada vez, um adversário no devido tempo. Tijolo por tijolo. É claro que quem está no G-4 ostenta a aura de time mais perigoso. O Ceará que se prepare, pois.
Exemplo
Nesta questão de G-4, vale um dado interessante para reflexão: diante do Botafogo, líder absoluto da competição, o Ceará foi melhor nos dois confrontos. Empatou (0 x 0) aqui, no Castelão, embora tenha jogado melhor, e ganhou no Rio de Janeiro em pleno Engenhão. Portanto, pode encarar sem espanto os demais do G-4.
Opção
Na entrevista que concedeu à TV Diário, o atacante do Ceará, Mazola, afirmou que está em ótimas condições para voltar ao time principal, dependendo, claro, da decisão do treinador. Mazola fez boas apresentações. Abre a possibilidade de uma opção a mais, exatamente no momento em que o Ceará precisará de muitos gols.
Ayrton Senna
No programa Debate Bola, sábado próximo, dia 7, 19hs, receberei das mãos do vereador Evaldo Lima a "Medalha Ayrton Senna", que me foi outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Sou muito grato pelo reconhecimento e pela comenda, que traz o nome de um dos mais amados e vitoriosos ídolos do automobilismo mundial.
Opção
Na entrevista que concedeu à TV Diário o atacante do Ceará, Mazola, lamentou ter ficado um período fora, mas afirmou que está em ótimas condições para voltar ao time principal, dependendo, da decisão do técnico Lisca. Mazola fez boas apresentações. Abre uma opção a mais, exatamente no momento em que o Ceará precisará de muitos gols.
Goleadas
As três goleadas (não duas como ontem citei) da Argentina sobre o Brasil em 1939 e 1940 foram num período de transição do nosso futebol. O Brasil brilhara na Copa da França de 1938 (3º lugar). Dirigentes da então CBD resolveram esnobar. Para o jogo com a Argentina em São Januário (15.01.1939) formaram um combinado Fla-Flu, só com dois atletas paulistas. A Argentina, tendo poderoso time com craques como o goleiro Gualco, Colleta, Sastre e Moreno, goleou o Brasil (1 x 5). Dados de Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros