Tom Barros: Trabalho a longo prazo

O Fortaleza rompe uma prática que se tornara comum no futebol cearense, ou seja, o técnico contratado para a temporada, se não ganhasse o certame estadual, logo era dispensado. Rogério Ceni não foi. Em 2015, Nedo Xavier foi demitido no dia 2 de março, após uma derrota para o Ceará por 1 a 0. Em 2016, Flávio Araújo foi demitido no dia 4 de março. Em 2017, Hemerson Maria foi demitido no dia 16 de fevereiro. Nenhum conseguiu emplacar abril. Rogério Ceni emplacou. E mais: emplacou após experimentar três derrotas para o Ceará. O Fortaleza resolveu colocar um fim no imediatismo e apostar no trabalho de longo prazo. Assim Rogério Ceni ganha espaço para seguir no comando tricolor.

Política

As opiniões ficam divididas, quando a política de resultados imediatos cede espaço a uma cultura europeia de dar mais tempo aos treinadores. Sou a favor da política europeia porque entendo impossível montar um time em três meses. Daí na Europa os contratos mais demorados com os treinadores.

Nem na seleção

Em três meses nenhum treinador consegue montar um time homogêneo, a não ser em raríssimas exceções. Nem na seleção brasileira, em período curto assim, mesmo com todos os craques e ídolos, tem sido possível criar um time ajustado em suas linhas. Há necessidade de mais tempo para a obtenção da sintonia fina.

Recordando

Image-1-Artigo-2385645-1

1957. Atacante Bira que teve notável participação no título do Ceará campeão de 1957. O Ceará ganhou do Usina, na grande final no PV, pelo placar de 2 a 0. Observem como o PV era acanhado. O Ceará foi campeão cearense com Ivan, Pelado e Alexandre; Dico I, Damasceno e Carneiro; Honorato, Renê, Neném, Bira e Guilherme. (Álbum de Elcias Ferreira).

Papo agradável

Conversei pessoalmente com Pio, Arthur e Marcelo Chamusca. Um papo agradável, espontâneo, do qual tirei algumas conclusões. Marcelo Chamusca vive momento excepcional. De bem com o futebol, de bem com a vida. Mas o susto com a oscilação de pressão pede que ele não descuide de sua saúde.

Impressão

Pio é a serenidade fortalecida para fé cristã. Tem na família e na Igreja a sólida base que o sustenta nos momentos difíceis. Arthur parece atônito diante de tanto êxito nesta reta final. A conquista e o assédio ainda o deixam confuso. Ele transmite a imagem de uma pessoa que, apesar de jovem, tem muita sensatez.

Coerência

Image-0-Artigo-2385645-1

Marcelo Paz deliberou acreditar no trabalho a longo prazo da atual comissão técnica. E não poderia ser diferente, pois foi ele o mentor da vinda de Ceni em quem apostou todas as fichas. Se tivesse demitido Ceni, ele estaria assinando também o fracasso de seu próprio projeto. A coerência predominou.

Notas & notas. Hoje, às 19 horas, no Shopping Benfica, a entrega do Troféu Cristiano Santos aos melhores do futebol cearense, escolhidos pelos desportistas, promoção do comunicador Hilton Junior. Dentre os escolhidos, Arthur (Ceará) e Boeck (Fortaleza). Craques do passado: Pedrinho Simões e Celso Gavião. /// O caso da demora da chegada da ambulância para socorrer Ligger não pode passar em branco. Da mesma forma é bom examinar a estratégia para atendimento emergencial ao público no Castelão.