Tom Barros: tempo de consolidação

O Fortaleza aproxima-se cada vez mais do grande momento: o da confirmação de subida para a Série A. Hoje, diante do São Bento, poderá chegar aos 53 pontos e 16 vitórias. O adversário não perde há cinco jogos (ganhou do Oeste, Paysandu e Juventude e empatou com Figueirense e Boa). Apesar da boa fase do São Bento, as condições são favoráveis ao Fortaleza. A vitória do Leão sobre o Vila devolveu-lhe a boa margem de pontos e restabeleceu a confiança do grupo. Exceto alguns senões, como o vacilo de Felipe e hesitações de Marcelo Boeck, o time dirigido por Ceni recompôs a aura de vencedor. É provável que nesta partida, pela própria ausência de pressão, já possa transmitir mais serenidade como um todo.

Referências

As preocupações que persistem com relação à produção do Fortaleza decorrem do primeiro tempo do jogo com o Vila. Realmente o time não foi bem. Mas ali ainda existia a série de temores oriunda da sequência de insucessos. Agora é diferente. A vitória tricolor quebrou para hoje o fator pressão.

Tempo

Outra cobrança que tende a diminuir é sobre o jejum de gols de Gustavo. Lembram do que houve com Gabriel Jesus na Copa? Pois ele já está de volta à seleção do Tite. Gustavo sairá do jejum normalmente. Aliás, belo o passe que ele deu para o gol de Ederson sobre o Vila. Ali já foi meio caminho andado para voltar a golear.

Recordando

JOGADA

18 de setembro de 2008. Assim se passaram dez anos... Atacante Rinaldo sendo cumprimentado pelo seu retorno ao Fortaleza. Ele teve muitas passagens pelo clube (de 2004 a 2006). Após atuar pelo Goiás em 2007, voltou ao Pici em 2008. Rinaldo está com 43 anos de idade. Sagrou-se agora campeão cearense master 2018 pelo Tiradentes.

Positivo

Por mais paradoxal que pareça, a derrota para o Grêmio não abateu o Ceará. Pelo contrário, o Vozão foi elogiado pela qualidade apresentada. Poucos times no Brasil conseguem fazer o que o Ceará fez na Arena Grêmio. Perdeu o jogo, mas não a confiança numa situação melhor. O futebol do Ceará não é para cair.

Responsabilidade

Embora sem abalo moral após a derrota para o Grêmio, o Ceará passou a ter maior responsabilidade diante da Chapecoense no próximo jogo. Assim virou obrigação ganhar, como obrigação foi ganhar do Vitória. Daqui ao fim da Série A, haja sofrimento. Duro reparo pelos erros antes cometidos.

Cobrança

JOGADA

Felipe Azevedo pode e deve melhorar sua participação no ataque Ceará. Nos jogos recentes, ele tem entrado no segundo tempo. Mesmo assim, não vem conseguindo tocar o ritmo como Leandro Carvalho toca. Felipe Azevedo sabe jogar muito mais. E já provou isso nas passagens anteriores.

Opinião. O juiz federal, Agapito Machado, foi goleiro no futebol amador por uns 50 anos. Dele a observação sobre Boeck: "Ao passar a usar os pés, tipo Ceni, para sair com a bola, Boeck tem se distanciado muito da área do gol. Nessa nova tarefa, fragilizou o mais importante: pegar a bola para evitar o gol. Assim tem tomado gols, até contra, por ficar fora da área. Diante do Vila Nova, quase sofreu outro gol de bola recuada. Raros goleiros fazem essa dupla função com a mesma competência de Ceni". Taí um mote para reflexão.