Antes do início da competição, era unânime a opinião de que o Internacional/RS, porque vindo da Série A, ocuparia o topo da classificação desde a primeira rodada. Mas não está sendo assim. O time gaúcho vem penando muito, fora do G-4. Quem está com todos os brilhos é o Guarani de Campinas/SP, líder sob o comando do técnico Vadão. Coladinho no Guarani está o Juventude que tem como treinador Gilmar Dal Pozzo, ex-Ceará. Do Nordeste, o mais próximo da linha de classificação é o CRB de Alagoas (6º) com 16 pontos. Depois o Ceará (9º), 15 pontos. Portanto, CRB e Ceará de olho no G-4. Na outra ponta, ABC e Náutico padecem na zona de rebaixamento. Surpreendente, pois, sob todos os aspectos.
Posição
O Ceará poderia estar no G-4. Conseguiu bons resultados fora de casa como a vitória (0 x 2) sobre o Náutico em Recife, a vitória sobre o Brasil (2 x 3) em Pelotas e o empate (1 x 1) com o Vila Nova em Goiânia. Mas os insucessos em casa (empate com Boa e Luverdense e derrota para o Santa) seguraram o Vozão.
Parelho
Não há na Série B, incluindo os times do G-4 que têm pontuação mais significativa, nenhum com futebol extraordinário. Com um pouco mais de zelo nas finalizações, o Ceará poderá tirar a diferença que o separa do G-4: quatro pontos. Noto que os competidores estão muito próximos em virtudes e defeitos.
Recordando
Década de 1960. No Estádio Presidente Vargas o notável goleiro Aloísio Linhares, o Caravalle, aí com o braço na tipoia após sofrer contusão. Aloísio foi bicampeão com o Ceará em 1962 e tricampeão em 1963. Não participou da campanha do título alvinegro em 1961. Foi campeão cearense pelo Ferrão em 1970. (Álbum de Elcias Ferreira).
Comparação
A Série C, dividida em dois grupos, apresenta detalhes bem interessantes. O líder do Grupo A, o CSA, tem 17 pontos. O Líder do Grupo B, o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, tem apenas 13 pontos. O Fortaleza, que é vice-líder do Grupo A, tem 14 pontos. Portanto, um ponto a mais que o líder do Grupo B.
Até o Macaé
O Fortaleza, vice-líder do Grupo A, tem mais pontos que os times do Grupo B. E deste grupo é que sairá o adversário do Leão no mata-mata. Hoje seria o São Bento de Sorocaba. É cedo para assunto, mas poderão pintar no caminho tricolor Tupi/MG, Volta Redonda e até o Macaé, que hoje é o sexto com 10 pontos.
Oportunidade
O goleiro do Fortaleza, Matheus Inácio, estreia amanhã. Começou em 2012 no Barueri. Em 2014, Bragantino. Em 2016, Ponte Preta. Pelas boas atuações veio para o Leão. Taí a sua chance. Por milagrosa defesa na vitória da Ponte sobre o Palmeiras no Allianz Parque foi chamado de Matheus Banks. Boa sorte!
Feras. Quando falo sobre o notável e saudoso cronista e técnico João Saldanha, logo lembro seu grande amigo cearense, Airton Fontenele. No Jornal do Brasil, Saldanha escreveu cinco artigos sobre a importância de Fontenele para a pesquisa do futebol nacional. Num deles, foi claro: "Com o Airton Ninguém Pode". Em retribuição, Airton denominou de Sala João Saldanha, em sua casa, o local de seu acervo. Simbolicamente incluo Airton no time "As Feras do Saldanha" com o qual Saldanha classificou o Brasil para o tri na Copa de 1970 no México.