Tom Barros: Sumiram dez jogadores

O Ceará tem mais uma rodada de tranquilidade no G-4. Isso é bom. O Paraná, o único que podia alcançá-lo, ficou no empate em casa com o Paysandu. Então não há motivo para a afobações diante do Criciúma no jogo de hoje. Prefiro deixar de lado a goleada que o Vozão tomou em João Pessoa. Como outra lá era a competição, volto o olhar para a Série B. Nesta o Ceará está bem quanto à colocação, mas precisando ainda convencer quanto à produção. Na derrota para o Tupi, o Ceará tomou-se de um embotamento tal que no segundo tempo conseguiu a mágica de fazer desaparecer de campo dez jogadores. Nem mágico de circo famoso conseguiria algo igual. Que Sérgio Soares consiga realizar agora a mágica de todos reaparecerem lépidos e fagueiros logo mais no Castelão.

Adversário

No Criciúma, que é treinado pelo conhecido Roberto Cavalo, está o atacante Adalgiso Pitbull, que jogou no Icasa em 2013 e no Guarany de Sobral em 2014. Bom jogador. Também no Criciúma está Jheimy, bom atacante que atuou pelo Horizonte em 2010. É um time razoável, que está na sétimo colocação.

Resposta já

Rafael Costa e Wescley se manifestaram sobre a necessidade da retomada de vitórias. Á propósito, não apenas Rafael Costa e Wescley deveriam se manifestar senão todo o grupo. O segundo tempo contra o Tupi foi uma vergonha. A goleada em João Pessoa outra vergonha ainda maior. Não é possível, gente.

Recordando

2004. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Agnaldo, Chicão, Emerson, Ronaldo Angelim e Magrão. Na mesma ordem (agachados): Mazinho Lima, Chiquinho, Lúcio, Zada, Rinaldo e Wilson Surubim. Detalhes: o goleiro Magrão continua em atividade no Sport/PE. Ele saiu do Fortaleza para o Sport em 2005 e lá permanece até hoje. A maioria desse grupo já encerrou a carreira de jogador. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Pelo visto

Se, como dizem alguns críticos, o Ceará é ruim com Rafael Costa, digo eu: pior sem ele. Conclui após a derrota em João Pessoa. Não há ainda outra formação melhor que a disponível: Bill e Rafael. Questão é cobrar dos dois uma resposta mais efetiva, contundente, segura, obstinada. Que cuidem de caprichar nas conclusões e participações.

Apreensão

Semblante de Marquinhos Santos mudou. Sua expressão facial mostra que houve a substituição do otimismo pela marca fechada da apreensão. Fazer o time voltar a jogar é a missão. Nada fácil para quem lida com a contusão de jogadores essenciais ao esquema. O jogo de amanhã com o Botafogo será de muita tensão.

Esperança

Está de volta o jovem atacante do Fortaleza, Uilliam, que em 2015 sofreu grave contusão (rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito). Ele está com 20 anos e muita esperança de alcançar a condição de ídolo no Pici. Tem futebol para isso. E o Fortaleza está mesmo precisando. Lança-se, pois, ao novo desafio. Ele é muito bom.

Notas & notas. Alô, defesa do Fortaleza! O atacante do Botafogo, Rodrigo Silva (ex-Ceará em 2015) é o artilheiro com quatro gols. Cuidado! /// Anselmo, atacante do Fortaleza, também tem quatro gols, mas há algum tempo a bola não chega redondinha para ele. Atenção moçada da meia-cancha: mais precisão nos passes faz bem à saúde /// Que carência de ídolos vive o futebol cearense. Depois que Sérgio Alves encerrou a carreira e Clodoaldo alternou idas e retornos, nunca mais apareceu por aqui um ídolo.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn