Ceará e Guarany de Sobral, hoje, no PV, fazem o jogo da tranquilidade porque já garantidos na próxima etapa. É a suave administração de quem se antecipou aos fatos e nada deixou para a última hora. Comentei pela TV Diário o jogo Ceará x Quixadá, no qual o alvinegro mandou a campo o "Time B" ou alternativo ou reserva ou aspirante ou segundo quadro como no dizer dos antigos. Independente de qual denominação, gostei da produção do time de Lisca naquela ocasião. Claro que não tem a força nem a desenvoltura dos titulares, mas segura a média. Aliás, nesse jogo o lance plástico de alta categoria do atacante Caio César: a bicicleta que merecia ter sido transformada em gol. O Guarany, igualmente classificado, goza o deleite de também administrar a quietude de tal situação.
Ótimo nível
A meia-cancha do Guarany está bem afinada: Artur, Rodrigo Victor, Patuta, Alan e Tininho. Foi assim na vitória sobre o Tiradentes. Pena Alan ter sido expulso, fazendo com que Júnior Cearense quebre a sequência que certamente gostaria de ter. O Bugre precisa ter melhor proveito nas finalizações. Errou muito no jogo passado.
É luxo
Ter como opções no "Time B" Robertinho, Thiago Carvalho, Raul Silva, Sanchez, Richardson, Rafinha, Jhonnatan, Serginho, Emanuel Biancucchi, Franklin, Assisinho, Ricardo Conceição e Caio César é luxo. Qualquer um desses pode sem receios ganhar a posição de titular. Basta uma mudança emergencial.
Recordando
19 de fevereiro de 2006. Faz dez anos que essa foto foi batida, quando da apresentação do atacante Finazzi, contratado pelo Fortaleza. Alexandre Silveira Finazzi nasceu no dia 20 de agosto de 1973 em São João da Boa Vista, São Paulo. Jogou pelo Fortaleza em 2001, 2003, 2006 e 2010. Atuou em grandes times brasileiros como São Paulo e Corinthians. Ele está com 42 anos. Aposentou-se no Itapirense em 2014. Mora em São Paulo.
Sem pressão
Fortaleza e Maranguape, também já classificados, farão amanhã um jogo de suaves observações. Nada de estresse. Não há razão para apreensões. Refiro-me mais aos tricolores que andam antecipando pressões desnecessárias e além das medidas. A cobrança deve ser normal. Essa, aliás, é salutar. A pressão exagerada só prejudica.
Time principal
Como a zaga do Fortaleza vem cometendo erros graves, importante que Flávio, por opção pessoal e não por pressões, coloque em campo o que ele vai utilizar mesmo na Copa do Nordeste. É uma forma de buscar a automação. Esta só é alcançada mediante a repetição de escala, exceto os casos decorrentes de contusão ou cartões.
Joia rara
Do meu amigo Eduardo Freire recebi o DVD "Bahêa, Minha Vida", gloriosa história do Bahia. Emoção maior tive quando revi a geração campeã da Taça Brasil de 1959, hoje de cabelos brancos, Nadinho, Marito, Biriba e &. Geração que vi no PV contra o Ceará e que esse DVD relembra. Bahia bicampeão do Brasil (1959 e 1988). Glória total. Obrigado, Eduardo.
Notas & notas
Quixadá e Itapipoca foram muito prejudicados porque não tiveram seus estádios à disposição desde o início do certame. /// Meus parabéns aos queridos amigos Ênio Carlos e Cícero Everardo, que mudaram de idade. A ambos desejo saúde e paz. /// Alô pessoal da AMC: já é hora de uma sinalização adequada para a Gentilândia em razão do PV. Sugestão: liberar o estacionamento nas ruas do bairro a partir de 14 horas aos sábados e domingos e a partir de 19 horas nos demais dias.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn