Tom Barros: Situações semelhantes

A última vez que o Fortaleza ficou pendurado na fase classificatória da Série C aconteceu no dia 13 de outubro de 2013, justo diante de um time do Maranhão, o Sampaio Corrêa. O Leão para avançar teria de ganhar a partida. Fez 2 a 0, mas tomou o empate aos 47 do segundo tempo. E não passou para o mata-mata. Agora, novamente diante de um time do Maranhão, o Fortaleza tem em casa perigoso obstáculo. Traz de volta toda a pressão. Pega um Moto que corre risco de rebaixamento até mesmo com um empate. O Moto terá de ganhar para não depender de terceiro. A situação lembra o drama vivido em 2013 quando o Fortaleza nem ao mata-mata chegou. Só mesmo muita serenidade para não reavivar traumas passados.

Qualidade

O que traz maior apreensão à torcida do Fortaleza é a qualidade do futebol apresentado pelo time. Mais parece um bando perdido, sem proposta definida. Ausência de uma sequência lógica como quem joga junto pela primeira vez. Esse é o medo diante do desafio que o Leão terá sábado.

Adversário

O Moto é treinado por Marcinho Guerreiro, volante que teve boa passagem por Icasa e Guarani/J. Há três jogos o Moto não perde. Faturou sete pontos. Ganhou do Asa em Arapiraca. Já em São Luís empatou com o Remo e ganhou do Cuiabá. Para não correr risco de rebaixamento, terá de ganhar do Fortaleza.

Recordando

Recordando - 05-09-2017

Anos 1950. Paysandu de Belém. O famoso cearense Jombrega (o 1°em pé a partir da esquerda) dirigia o time. Outro cearense também fazia parte do time, Pedro Faúna (o 2º agachado a partir da esquerda). O 5º agachado na mesma ordem é o atacante Quarentinha que depois brilharia no Botafogo/RJ. Colaboração de Nonato Holanda.

Análise

Uma semana afastado dos holofotes da Série B deu para Chamusca pensar como encarar o Londrina no Estádio do Café. Nos últimos cinco jogos o Londrina sofreu quatro derrotas. Lá está o volante/meia Germano (36 anos) que há doze anos, em 2005, teve boa passagem pelo Ceará. Ele ainda joga muito bem.

No lugar

Mais uma vez prevalece a máxima de que time da Série A, quando rebaixado, passa apenas um ano na Série B. O Internacional, que começou mal a competição, já hoje está na liderança. Tem ainda o maior número de vitórias e o melhor saldo de gols. Como de praxe, vão sobrar três vagas para os demais concorrentes.

Sucesso

O técnico Francisco Diá, com gastos limitados, montou bom time no Sampaio. Por antecipação já passou ao mata-mata, utilizando alguns atletas que atuaram no futebol cearense como Isaac, Reginaldo Junior, Uillian e Fernando Sobral. Em 2012 Francisco Diá classificou o Icasa para a Série B.

Eliminatórias. Hoje, em Barranquilla, pela 16ª rodada das Eliminatórias da Conmebol relativas à Copa do Mundo 2018 na Rússia, Brasil (1º país classificado, atualmente com 36 pontos, não pode ser mais ser alcançado pelos concorrentes) x Colômbia (2º colocado, 25 pontos). Na primeira fase, no dia 6 de setembro de 2016 (amanhã faz um ano) em Manaus, Brasil 2 x 1. De 1945 a 2017, seleções principais, 30 jogos, 19 vitórias dos brasileiros, três dos colombianos e oito empates. (Dados de Airton Fontenele).