Tom Barros: Sintonia ideal

O Ceará cumpriu bem a sua parte na primeira volta da Série B nacional. Houve momentos de oscilação e incerteza, fato que gerou críticas e incompreensões ao trabalho de Sérgio Soares. "Está faltando um pensante para fazer esquecer o Ricardinho que está no futebol árabe", diziam alguns. Sérgio trabalhou e conseguiu montar uma meia-cancha que hoje tem perfil atualizado e próprio. Cresceu com Diego Felipe, Richardson, Felipe e Wescley. E ainda tem João Marcos e Baraka como opção. Não falam mais em Ricardinho. No ataque ele busca melhor definição. William e Serginho são opões. Rafael Costa cumpre um calvário. Sua fase não ajuda. Bill contundido. Que pena! Atrás, Valdo entrou e harmonizou. Everson é unanimidade. Falta pouco para a sintonia ideal.

Pausa

A Série B tem uma pausa. O Ceará só jogará no dia 16 de agosto, uma terça-feira, diante do Paysandu em Belém. Para alguns, essa pausa pode quebrar o ritmo. Para outros, é benéfica para recompor energias. Bem, está aí o período de 11 dias sem jogos oficiais na "B". Tempo para Sérgio fazer experiências e encontrar a sintonia desejada.

Recordando

1960. Estádio Carlos de Alencar Pinto. O ataque do Ceará fez pose para esta foto. A partir da esquerda: Carlito, Gildo, Valdecir, Ernane e Neném. Detalhes: Carlito morreu em 2005. Foi um ponta-direita tricampeão pelo Ceará em 1961/62/63. Fez de Porangabuçu sua casa. Gildo, o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, morreu em março deste ano. Não tenho notícias de Valdecir, Ernane e Neném. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Exagero

Richardson apresentou ótimo desempenho diante do Vasco da Gama. Um dos melhores do jogo. Mas vale uma advertência: em alguns lances exagerou na rispidez. Pegou um cartão amarelo e depois chegou a repetir a dose. Assumiu risco de expulsão, o que seria terrivelmente prejudicial ao Ceará pelas circunstâncias do jogo na fase final.

Sequência

Ao Fortaleza pega bem a Série C não ter pausa durante a Olimpíada. Tem uma sequência normal com um jogo do Leão a cada fim de semana. Como o jogo com o Internacional pela Copa do Brasil só será no dia 24 de agosto, há tempo suficiente para administrar bem a participação tricolor nas duas frentes, sem maiores desgastes.

Elenco

Está claro que, quando chegar a fase de disputa da fase eliminatória com o Inter/RS pela Copa do Brasil, há que cuidar da utilização das alternativas do elenco, sem comprometer o principal. Não pode o Leão desprezar a possibilidade de ganhar mais uma cota extra pela passagem de fase, máxime em tempos de ajustes financeiros.

Já é hora

Maranhão, que o Fortaleza trouxe de volta ao Pici em maio deste ano ainda não reeditou sequer uma atuação que lembrasse seus bons momentos pelo Leão na temporada 2015. Verdade que tem entrado pouco, mas já poderia estar rendendo mais. Na Série C do ano passado ele foi destaque com belas atuações, além de ter sido artilheiro do time com 10 gols.

Bela Festa. Meus cumprimentos ao querido Sílvio Carlos, presidente da FCFS, e aos demais da entidade, pelo êxito da festa de encerramento do Campeonato Cearense de Futsal 2016. A parceria com a TV Diário é um marco e excelentes são as perspectivas para 2017. Marcante a palavra da gerente comercial da TV Diário, Linda Tavares. Ela deixou claro que o futsal garantiu à emissora audiência e retorno permanentes. Agradeço ao Sílvio a generosa referência à minha pessoa. Tenho também por ele admiração e respeito.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn