Tom Barros: Sinais animadores

Gostei da largada do Campeonato Cearense. No sábado, jogo morno no primeiro tempo da vitória (1 x 0) do Uniclinic sobre o Itapipoca. Mas o segundo tempo aqueceu, quando Itapipoca apertou em busca do empate. E até fez por merecer, mas o Uniclinic segurou. Ontem no empate (2 x 2) entre Maranguape e Icasa, um jogo muito bom, máxime na fase final. O Verdão fez 2 a 0, com belos gols de Diego Goes e Romário, ambos de longa distância. Mas o melhor veio no segundo tempo. Reação fulminante do com destaque para Niel e Jessuí: o primeiro, reduziu; o segundo empatou. E por pouco não veio o desempate. Bons sinais. Agora é aguardar a estreia dos grandes. No sábado o Fortaleza pega o Itapipoca em Sobral e no domingo o Ceará enfrenta o Tiradentes no PV.

Nomes

No Ceará vários nomes novos para iniciar o ano 2016: Salazar, Biteco, Jhonnatan, Douglas, Richardson, Emanuel Biancucchi, Serginho, Douglas Dias, Tadeu, Diego... E os conhecidos Everson, Cametá, Carlão, Charles, Fernandinho, João Marcos, Baraka, Alex Amado e Siloé. Vamos ver quando a bola rolar.

Lugar

Quem irá ocupar o lugar deixado pelo meia Ricardinho? Há jogadores que, pelo alto desempenho, marcam a posição. Foi o caso de Magno Alves no ataque e Ricardinho na meia. Magno faz tempo foi embora, mas até agora nenhum outro atleta conseguiu substituí-lo com a mesma eficiência. Agora é saber quem fará esquecer Ricardinho.

Image-1-Artigo-2002768-1Recordando

Janeiro de 2006. Há dez anos o Fortaleza foi dirigido pelo técnico Jair Picerni, que aí aparece comandando o Leão num clássico diante do Ceará. Nesse jogo o Fortaleza goleou (6 x 3) o Vozão. Picerni já treinou Corinthians, Palmeiras e Atlético Mineiro. Mas seu grande momento foi no comando da Seleção Olímpica Brasileira, medalha de prata na Olimpíada de Los Angels de 1984. Jair Picerni está com 71 anos de idade.

O imbróglio

Na história do certame cearense nunca houve início tão confuso quanto o atual. O Guarany garante que tem elementos para reverter a decisão tomada pela FCF que o rebaixou para a segunda divisão. O Tiradentes, que também tinha sido rebaixado pela FCF, conseguiu contornar o problema. E agora, o Bugre conseguirá?

Indenização

Neste episódio de exclusão, inclusão e exclusão, resta saber quem indenizará o Itapajé, caso o Guarany consiga voltar para a Série A, quer pela via judicial, quer pelo caminho administrativo. Sim, quem pagará as despesas que os dirigentes do Itapajé fizeram para a montagem de um time de emergência? Coisas do futebol cearense.

Abacaxi

Nas mãos do presidente da FCF o abacaxi para ser descascado. Mauro Carmélio afirmou no programa do Belmino, A Grande Jogada, que está fazendo tudo de acordo com a lei federal que rege o Profut. Quem se enquadrar participa. Tudo bem. Mas não pode ficar neste vaivém que já envolveu o Tiradentes, envolve o Guarany/S e deixa na incerteza o Itapajé.

Pedalando por Fortaleza. Ontem o passeio encantou pela espontaneidade de centenas de participantes. O percurso foi de cerca 12km. Largada e chegada no Cambeba. Organização perfeita. O passeio foi transmitido ao vivo pela TV Diário, que teve como convidados especiais o médico José Roberto Barros e o educador físico Monteiro Neto. Ambos deram informações valiosas sobre como, marcando presença em eventos assim, as pessoas podem passar a ter melhor qualidade de vida.