Tom Barros: Série C nivelada

O CSA tem 24 pontos. Dos 20 clubes que disputam a Série C nacional, compreendendo os dois grupos, nenhum pontuou tanto quanto o time alagoano. Mas não tem nada de extraordinário. O técnico Ney da Matta montou uma equipe homogênea. É experiente. Já treinou Guarani, Ipatinga, Vila Nova, Brasil/RS e Sampaio Corrêa, dentre outros. Dos dois grupos, o Fortaleza tem o melhor ataque (17 gols). E também, dos dois grupos, o Fortaleza tem o melhor saldo de gols: 8. Numa análise geral, englobando as chaves "A" e "B", os desempenhos de CSA, Fortaleza, Sampaio e Remo do Grupo A, e Botafogo, São Bento, Tupi e Ypiranga/RS, do Grupo B, estão muito próximos, o que caracteriza notório nivelamento.

Diferença

Também são indicadores do nivelamento da Série C, nos dois grupos, os números alcançados pelos demais concorrentes. Para se ter uma ideia, no Grupo A a diferença entre o vice-lanterna, Confiança (13 pontos), e o último do G-4, o Remo (18 pontos), é de apenas cinco pontos, faltando cinco rodadas.

Um pouco mais

No Grupo B, a diferença entre o último do G-4, o Ypiranga/RS (18 pontos) e o vice-lanterna, o Macaé (12 pontos) é de seis pontos. Portanto, até quem está mais distante ainda tem todo o direito de pensar na classificação porque matematicamente alcançável. Muita coisa poderá mudar.

Recordando

Image-0-Artigo-2279553-1

11 de junho de 2007. Assim se passaram dez anos... Aeroporto Pinto Martins. A partir da esquerda irmãos gêmeos Danúbio e Dedé, jogadores do Ferroviário, quando retornaram de uma temporada internacional em Curaçao, nas Antilhas. Danúbio (30 anos) atua pelo Cascavel/PR e Dedé (30 anos, atua na Portuguesa/SP.

Adversário

Na rodada passada, o Cuiabá, próximo adversário do Fortaleza, perdeu em casa, na Arena Pantanal, para o Sampaio Corrêa, do técnico Francisco Diá. Esse Diá é um danado mesmo. O Fortaleza tem condições de ganhar domingo no Castelão, desde que se ligue no jogo desde o início e não a partir do segundo tempo.

Orações

Hoje, às 20 hs, na Igreja São Vicente de Paulo, Missa da Esperança do médico Euler Pontes, ex-presidente do Ceará. O querido Euler presidiu o Ceará nos títulos estaduais de 1976 e 1977. Durante muitos anos prestou serviços à Apcdec, onde ganhou o respeito de todos os cronistas. Familiares e amigos em oração.

Momento

O zagueiro Adalberto teve ótimo desempenho na sua primeira passagem pelo Fortaleza em 2014. Agora, nesta segunda passagem, terá de exercitar a paciência, aguardando o momento próprio para uma retomada. Vida de jogador é assim: quando algum companheiro está bem, não há como mudar por mudar.

Antevisão do "papa". O PSG ganhou milhões de euros com a camisa de Neymar. Esse tipo de promoção Sílvio Carlos, o papa, já fazia aqui na década de 1980. Assim, em 1982, Sílvio então presidente do Fortaleza contratou o ídolo Zé Eduardo para o Leão. Sílvio mandou confeccionar centenas de camisas do Zé. Vendeu todas. Na época nem se falava em promoções assim. Mas o Sílvio, já com sua vocação para o marketing, partiu na frente. Com a venda das camisas pagou as luvas do Zé e ainda sobrou dinheiro.