Tom Barros: Sequência positiva

Hoje, no Castelão, o Fortaleza fará seu quarto jogo sob o comando de Marquinhos Santos. Ganhou do Sport/PE, ganhou do Ceará, empatou com o Imperatriz. Antes, com Jorge Veras, ganhara do Guarany em Sobral. São quatro jogos sem perder. O Fortaleza está bem melhor que o Bugre, que teve uma série de problemas no elenco em razão de dispensas e contusões. Vejo o Fortaleza com nova definição e confiante. Vejo o Guarany tentando contornar uma transição incômoda. O próprio técnico Junior Cearense pediu para sair. Ficou. Um fico que produziu significativas mudanças na meia-cancha. Um fico que trouxe vitória sobre Maranguape e a vice-liderança do Grupo B-2, inclusive acima do Ceará. Hoje um desafio mais complicado para esse fico.

Três vitórias

Esta será quarta partida Fortaleza x Guarany este ano. Pela Taça dos Campeões, duas vitórias do Leão: 3 a 0 no Pici e 2 a 0 em Sobral. Nesses dois triunfos o time estava sob o comando de Flávio Araújo. Pelo Campeonato Cearense, uma vitória do Fortaleza no Junco por 2 a 0. Leão marcou sete gols e não sofreu um sequer.

Primeira vez

Hoje o técnico Marquinhos Santos pela primeira vez comandará o Fortaleza diante do Bugre. Na vitória tricolor em Sobral pelo Campeonato Cearense, Marquinhos estava numa cabine no estádio pois chegara no dia anterior. O Leão foi dirigido por Jorge Veras, mas Marquinhos teve a oportunidade avaliar o Guarany, adversário de hoje.

Recordando

3

08 de março de 2006. Assim se passaram dez anos... Após um treino do Ceará, jogadores comem melancia. A partir da esquerda: Luiz Fernando, Vinícius e Teles. Detalhes: Luiz Fernando Acuña Egídio está com 38 anos de idade. Encerrou a carreira no Osasco Audax. Vinícius de Abreu está com 43 anos de idade. Encerrou a carreira no Paraná. Antonio Teles da Silva Junior está com 29 anos, único na ativa, joga no Tiradentes.

Vitória

Não há como se admitir um quarto jogo sem vitória do Ceará no hexagonal. Na partida de ida, Maranguape complicou a vida alvinegra. Jogou fechado, armando contra-ataques para os velozes Nilsinho e Niel. Deu certo. Ceará empatou, mas experimentou dificuldades. Hoje creio que o modelo tático do Maranguape não será diferente.

Contexto

Amanhã, quando for enfrentar o Maranguape, o Ceará já saberá o resultado do jogo Fortaleza x Guarany. Se o Guarany ganhar do Leão, mais obrigação o Ceará terá de derrotar o Maranguape para não permitir ao Guarany/S abrir uma diferença maior na pontuação. Essa situação tornou os jogos de hoje e amanhã bem interessantes.

Pressão

O técnico Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, Lisca, começa a sentir os primeiros sinais mais fortes de preocupação e insatisfação da torcida que tanto o aplaudiu quando ele salvou do rebaixamento o Ceará no ano passado. Lisca ainda tem crédito porque vai bem na Copa do Nordeste. Mas é bom ir fazendo logo revisão de conceitos e correção de rumo.

Sonho coral

O Ferroviário alimenta a esperança de chegar à zona de classificação já nesta rodada. Terá de ganhar do Maracanã e torcer por empate ou derrota do Floresta diante do Itapajé. Assim passará a liderar a Série B cearense. O Floresta, atual líder, tem sido a agradável surpresa. Já Itapajé, a três pontos do líder, tem a seu favor um jogo a menos. E esse jogo a menos poderá fazer a diferença no momento da definição. Por esses aspectos a Segundona cearense há se mostrado mais atraente.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn