Tom Barros: Sem dó nem piedade

O Ceará foi passando por cima do Maranguape. Um massacre futebolístico decorrente da diferença técnica entre as duas equipes. Um com tudo, outro com nada. Um para seguir, outro para ser rebaixado. O Vozão só alegria, Maranguape só agonia. Os estudiosos de sistemas de jogo viram muitas coisas que só eles entendem. Eu vi um Maranguape sem saber o que fazer, apenas tentando evitar a piora de sua própria desgraça. O Ceará tirou todo proveito da fragilidade adversária. O sistema era a superioridade de um sobre a incompetência do outro. E assim tomou conta de tudo. Artur, Roberto, Leandro Canhoto, Rafinha e Roberto fizeram os gols do Ceará. E perderam outros mais. Um Ceará sem dó nem piedade.

Um golzinho

Maranguape havia assinalado apenas um gol em todo o certame. Pois ontem conseguiu marcar um gol no Ceará. O autor da proeza foi Lucas Pill. Quando ele marcou, o Ceará estava ganhando por 3 a 0. Um engraçado pediu que baixasse no Maranguape o espírito do Ferroviário. Impossível. Nada a ver.

Dureza

Agora o Ceará, com o time principal, vai enfrentar o Londrina, quarta-feira, no Estádio do Café. Há uma preocupação, pois o Vozão não foi bem em São Luís quando derrotado pelo Sampaio. Como cada partida tem sua própria história, é pensar positivo, lembrando o que o Ceará fez ao eliminar o Brusque em Santa Catarina.

Recordando

a
12 de fevereiro de 2008. Assim se passaram dez anos... O goleiro do Fortaleza, Tiago Cardoso, a filha Ana Júlia e a esposa dele, Michelle, veem matéria especial mostrada pela TV Verdes Mares sobre a defesa espetacular que ele fizera no jogo Fortaleza x Horizonte. Hoje Tiago (33 anos de idade) joga no Botafogo de Ribeirão Preto em São Paulo.

Exigência

A torcida do Fortaleza não admite sequer um tempo (45 minutos e acréscimos) de ruim futebol. Logo se manifesta em protesto nas arquibancadas. A impaciência, não raro, produz efeito negativo. Não ajuda a equipe a estabelecer gradual recuperação. Pelo contrário, gera mais inquietação. Isso não é bom.

Resistente

Restou provado que o Floresta tem time para impor resistências diante do Fortaleza. Basta examinar os resultados da Taça Fares Lopes. Foram três jogos, uma vitória do Floresta e dois empates. Já agora, na fase final, quando Fortaleza teve tranquilidade, soube se impor e ganhou (3 x 2). Calma, gente!

Felicidade plena

Ademir Fonseca tem todos os motivos para sorrir. Depois que ele chegou o Ferroviário encaixou três vitórias no "estadual" (2 a 0 no Floresta, 2 a 1 no Maranguape, 1 a 0 no Guarani/J). Na Copa do Brasil despachou o Confiança (2 x 1) aqui em Fortaleza e na Ilha do Retiro em Recife eliminou o Sport na mais espetacular reação de um time cearense nos últimos anos. É mesmo para comemorar.

Notas & notas

Hoje, dia especial para cumprimentar o médico e desportista, criador campeão de animais quarto de milha, Cláudio Rocha, que aniversaria. Ao dr. Cláudio, pessoa pela qual tenho extremada admiração, os sinceros parabéns. /// Outra pessoa do meu melhor benquerer, que também muda de idade hoje, é o ex-deputado Humberto Mendonça. "Ele acumulou um extraordinário patrimônio que não tem preço: sua família e seus amigos". Filho querido do Crato. Um homem de bem. Parabéns.