Na primeira em casa, Chamusca foi festejado com 3 a 0 sobre o Oeste. Na largada deu certo a troca da carranca de Givanildo pelo sorriso de Chamusca. O primeiro fechado, introspectivo, de poucas palavras; o segundo aberto, extrovertido e de muitas palavras. Se isso tem a ver com a produção em campo não sei. Se fogo de palha ou não, o tempo dirá. Amanhã, na Vila Capanema, a estreia fora de casa. De vila, só o nome do antigo bairro que hoje é Jardim Botânico. Lá, este ano, o Paraná empatou com o Paysandu (0 x 0), perdeu do Guarani (0 x 1) e ganhou do Goiás (2 x 0) e do Figueirense (1 x 0). Dois tropeços. Como o Ceará tem conseguido bons resultados fora, faz sentido jogar de forma ofensiva, mas com cuidados.
Curiosidade
O "Durival Brito" foi sede de jogos da Copa do Mundo de 1950: Espanha 3 x 1 EUA (9.311 pagantes) e Suécia 2 x 2 Paraguai (7.903 pagantes). O estádio é alvo de disputa judicial. Governo Federal repassou direitos ao Estado do Paraná. A prefeitura de Curitiba quer construir no local um Centro Administrativo.
Sorte
O técnico Marcelo Chamusca é mesmo bafejado pela sorte. Givanildo passou um tempão vendo Ricardinho contundido. Chamusca ao chegar já pegou Ricardinho voltando bem. No futebol, como na vida, o fator competência define, mas um pouco de sorte não faz mal a ninguém. E também decide.
Recordando
18.06. 2007. Assim se passaram dez anos... Atletas do Fortaleza no Pici. A partir da esquerda: Thiago, Preto e César. Detalhes: Thiago Campos Santos (33 anos) veio do Flamengo/RJ. Estava no São Gonçalo em 2014. Preto (Paulo Henrique da Costa, 36 anos) está no Mogi Mirim. César Augusto Belli Michelon (41 anos) encerrou a carreira.
Retorno
Everton, que está de volta ao time, precisa jogar melhor. Ele tem futebol para jogar melhor. Suas recentes atuações foram alvo de comentários desfavoráveis. Críticas construtivas que ele deve levar em consideração. Quero crer que um pouco mais de empenho, vontade, e dedicação ajudarão na retomada.
Continuidade
Leandro Cearense entrou bem no jogo passado, apesar da derrota tricolor. Em Maceió, embora não tenha conseguido reverter a situação, fez o time crescer de produção no segundo tempo, juntamente com todo o grupo. Uma nova chance é para segurar. Basta dar continuidade ao que fez no Rei Pelé.
Tempo
Não raro, um "banco" faz bem. Momento para o atleta repensar. Adenilson é bom jogador. Tem privilegiada visão de jogo. Daí seus precisos lançamentos de longa distância, coisa rara por aqui. Não sei a razão por que ele não vinha jogando bem. Cabe ao Chamusca decifrar. E ao Denilson, refletir.
Copa das Confederações. Após as seminais em Kazan (Chile 3 x 0 Portugal nos pênaltis, 0 x 0 no tempo normal e prorrogação) e em Sochi (Alemanha 4 x 1 México), haverá amanhã, às 15hs, na Zenit Arena, em São Petersburgo, a final inédita, Chile x Alemanha. O Chile chega à terceira decisão consecutiva: Copa América 2015 e 2016 e Copa das Confederações 2017. Os alemães Goretzka e Werner são os artilheiros: três gols cada. Às 9hs, no Spartak Stadium em Moscou, Portugal x México (disputa 3º lugar). Dados de Airton Fontenele.