Tom Barros: Retomada da confiança

O Fortaleza quebrou a invencibilidade do Asa e dele tomou a liderança. Esse fato veio no momento certo. Mais um tropeço em casa comprometeria a autoconfiança do Leão. O Fortaleza foi melhor e mereceu vencer, mas poderia tê-lo feito sem passar os incômodos que passou. Railan, Pio e Anselmo deixaram passar ótimas chances de gol. Veio o castigo: João Paulo fez Asa 1 a 0, numa inaceitável desatenção da defesa tricolor. Na fase final a reação do Fortaleza cedo começou. Logo aos três minutos, o gol de Rosiney. A virada (2 x 1), gol de Pio, foi consequência natural da supremacia tricolor. Mas o Leão experimentou inadmissível aperto na reta final, quando Dinélson e Igor deixaram fugir as chances do empate. A vitória poderia ter sido menos sofrida.
 
 
Observações
 
Rosiney mostrou-se mais solto e adaptado. Além disso, importante o gol que ele marcou, o do empate. Gostei. /// Pio fez o gol da vitória, mas, pelo canhão quem tem, entendo que poderia arriscar muito mais em conclusões de fora da área. /// Aos apupos, William Simões respondeu com o cruzamento perfeito para Rosiney empatar. 
 
 
Mexidas
 
O técnico Marquinhos Santos não foi feliz nas modificações. Maranhão entrou dispersivo. Parecia muito ansioso. Isso, creio, deixou o jogador meio perdido em campo. O caso de Guto foi pior: cartão amarelo no primeiro minuto, seguindo de contusão que o tirou de campo. Felipe não produziu na meia o que vinha produzindo na ala.
 
Recordando
 
 
Esta foto o conceituado médico Roberto Misici foi buscar no baú de suas lembranças. 1971. Curso Preparatória Vestibular Cipam. A partir da esquerda: Roberto Misici (então professor de italiano), o colunista (na época locutor da Dragão do Mar) e os professores Costinha e Fernando. Vejo muito Roberto Misici porque sou paciente dele. Faz anos não vejo meus amigos Costinha e Fernando. Sinto muita saudade desse tempo.
 
 
Invejável posição
 
Ceará a um ponto do líder, Vasco/RJ. E nos calcanhares do vice, Atlético/GO. Nem de longe lembra o time humilhado de 2015, quando ficou a um passo do rebaixamento. Hoje, embora no G-4, o Vozão ainda vê questionada a sua produção na fase final. Apesar disso, enquanto o total ajuste não acontece, vai somando pontos. Ótimo.
 
 
Subida
 
Já imaginaram quando Sérgio Soares conseguir o definitivo ajuste de linhas no alvinegro? Aí, sopa no mel. Apesar das persistentes imperfeições, observo gradual avanço do Ceará. E mais: não vejo nenhuma equipe apresentando futebol exuberante na Série B. Há nítido equilíbrio, desde o líder até os que ocupam a faixa intermediária. 
 
 
Homenagem
 
Conheci Cíntia Lima quando ainda na TVE (hoje TV Ceará) ela treinava, gravando telejornais. Depois sua ascensão (da TV Diário à bancada maior na TV Verdes Mares). Bonita, elegante, esbanjando credibilidade e talento. Agora vai morar nos Estados Unidos. Vida nova. Que Deus a ilumine. Querida amiga que aprendi a admirar pelo respeito, sensatez e discrição de seus atos.
 
 
Notas & notas. Jorginho que se cuide. O Vasco está em queda livre. Em casa perdeu para o Paraná na terça. Já no sábado, no Ressacada, perdeu para o Avaí. Duas pisas em quatro dias. Antes já perdera para o Atlético/GO e para o Paysandu. Acabou a gordura. /// Mais uma vez Rafael Costa garante a vitória do Ceará. Dele o gol do triunfo sobre o Bahia. E ainda há os que insistem em só criticar o jogador. Dar voto de confiança também faz parte. Aliás, quem na vida não passou por momentos ruins. Ou não é assim?