Tom Barros: responsabilidade do líder

Quando as coisas começam a dar certo, tudo melhora. No caso do Fortaleza, que é líder e vem convencendo, até o site do clube tornou-se mais atraente. Os ventos a favor. E é assim, neste clima altamente positivo, que hoje o Leão enfrenta o Vila Nova no Estádio Serra Dourada. O Vila perdeu seus três últimos jogos, fato que gerou profundas inquietações. A última vez que vi o Vila jogar foi na a vitória sobre o Goiás, fato que provocou a queda do técnico Hélio dos Anjos. Ali o Vila Nova, de Hemerson Maria (ex-técnico do Fortaleza), foi senhor da partida, com bela atuação de Alan Mineiro, que trocara o próprio Fortaleza pelo Vila. Depois veio a série de derrotas. Mesmo assim há previsão de dificuldades para o Fortaleza.

Conhecidos daqui

No Vila Nova o técnico é Hemerson Maria (ex-Fortaleza). Lá estão o zagueiro Naylhor (ex-Icasa, 2012/13/14), o lateral-esquerdo Gastón Filgueira (ex-Fortaleza, 2017) o volante Wellington Reis (ex-Fortaleza, 2017) e o meia Alan Mineiro (ex-Fortaleza, 2018). Gente bem conhecida daqui.

Condições

As condições são favoráveis ao Fortaleza, mas não lembro de jogo fácil no Estádio Serra Dourada, quer diante do Vila Nova, do Goiás ou do Atlético Goianiense. Há necessidade de o Leão seguir com atenção máxima, até porque o Vila precisa de um reencontro com a vitória, após três derrotas seguidas.

Recordando

Image-0-Artigo-2408961-127.11. 2011. Ceará na Série A nacional. Ceará 2 x 2 Cruzeiro, no PV. Público de 17. 331 pagantes. Osvaldo, aí na disputa de bola, fez Ceará 1 a 0. Anselmo empatou e Ortigoza desempatou para o Cruzeiro. Daniel Marques empatou para o Ceará. (Colaboração de José Maria do departamento de pesquisa do Diário do Nordeste).

Lisca confirmado

O Ceará demorou para anunciar, mas acabou chamando um velho conhecido da torcida para tentar reverter sua atual situação na Série A. Lisca terá a dura missão de organizar o Alvinegro e buscar sua primeira vitória na competição nacional. E o desafio já começa amanhã contra o Botafogo. Boa sorte!

Reforços

De nada adiantará um novo treinador, se não houver a contratação de reforços para o Ceará. Já restou provado que o problema não é o comando técnico, mas a fragilidade do grupo em alguns setores. Há, sim, jogadores Série A no Vozão, mas o número é reduzido diante das carências que são maiores.

Dor de Cabeça

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, tem a complicada tarefa de reverter o cenário de frustração total em Porangabuçu. A apoteose da subida para a Série A cedeu espaço a tamanho desengano que compromete a gestão atual, já pela pior campanha alvinegra de todos os tempos, pelo menos até agora.

Leitura

Do meu amigo, Dacildo Mourão (ex-árbitro FIFA), recebi o livro "Segue o Jogo! - 100 Anos de Arbitragem Brasileira no Futebol", escrito por Teodoro Castro Lino (ex-árbitro-assistente da FIFA e membro da Academia Goianiense de Letras). Na obra, biografias dos mais famosos árbitros brasileiros (Dacildo incluído, claro), com relatos interessantes de causos acontecidos durante o trabalho profissional deles ou fatos acontecidos fora de campo, mas ligados à arbitragem ou ao futebol. Muito bom.