Hoje muita gente, inclusive integrantes da mídia, tenta ridicularizar o Internacional/RS porque recorreu aos préstimos do técnico Lisca, que para alguns é considerado louco. Entendem que o Inter, por sua história de tricampeão brasileiro e campeão do mundo, não poderia cair numa ridicularia assim. Procuro ver a situação por outro ângulo. E encaro como normal a decisão de, em última instância, no desespero de temer o rebaixamento, o Inter buscar apoio em alguém que tem o histórico de saber motivar grupos desacreditados, máxime em operações de risco. Nesta parte, Lisca já provou que consegue resultados surpreendentes, haja vista o que fez em 2015 com o Ceará. Hoje pode não valer nada. Mas, na época, salvou o Vozão.
Bocado comido...
Lisca fez aqui o que ninguém conseguiu: salvou o Ceará. Ganhou do Botafogo no Rio de Janeiro. Operou milagre. Pouco importa se com espalhafato ou não. Cumpriu a missão. Na última rodada, houve a salvação. Quem tenta diminuir o Lisca hoje esquece o que em 2015 ele fez pelo Ceará. Bocado comido, bocado esquecido.
Consequências
Hoje está tudo bem, o Ceará na Série B. Mas, se não fosse o Lisca, certamente teria caído para a Série C. Talvez hoje estivesse enfrentando os mesmos problemas de mata-mata que o Fortaleza enfrenta. O futebol cearense teria então dois times na Série C. Podem criticar o Lisca. Ele tem defeitos. Mas não reneguem os méritos que ele tem.
Recordando
Final da década de 1960. Em Quixadá, no então Estádio José Baquit, rara foto do goleiro Barbosa, titular da Seleção Brasileira que perdeu a Copa de 1950 no Maracanã para o Uruguai. A partir da esquerda: senhor Tadeu (hoje aposentado do Banco do Brasil) e Barbosa. A ADEG, com ex-jogadores da Seleção Brasileira, inclusive alguns campeões mundiais de 1958, fazia excursões pelo Brasil. E assim veio ao Ceará. (Álbum de Val Tavares).
Real Madrid
Em dezembro, dias 5 a 9, na Unifor, técnicos oficiais da base do Real Madrid, Javier Vara, Manuel Aguado e Rodrigo Blanco, realizarão treinos para meninos e meninas. Inscrições pelo site www.Frmclinicsbrasil.Com. O participante receberá Kit Sport com uniformes, boné, squeeze e bola, além de concorrer a uma viagem VIP a Madrid em 2017.
Erro grave
Quando o time está na pior tudo acontece. Vejam o Internacional que está pendurado. Precisava no mínimo empatar com o Corinthians no Itaquerão para seguir seu projeto de livrar-se do rebaixamento. Aí o árbitro Rodolpho Toski Marques invento um pênalti que, convertido em gol, decretou a derrota do time gaúcho. Esses árbitros...
Oportunidade
Acertou o Tiradentes ao contratar para a temporada 2017 o técnico Sérgio Alves. Ele terá a chance de montar o time todo de acordo com suas convicções. Sérgio tem a experiência de uma passagem como técnico do Ceará. Agora, mais maduro, colherá os frutos de quem se preparou para isso. Como Sérgio foi atacante brilhante, certamente priorizará a vocação ofensiva.
Isolado. Somente após 30 anos da Copa de 1962, na qual o Brasil sagrou-se bi mundial, foi confirmado a favor de Jerkovic (ex-Iugoslávia) seu terceiro gol contra a Colômbia e não de Galic. Então Jerkovic passou a ser artilheiro isolado do certame com cinco gols, computando-se um gol que fez no Uruguai e outro na ex-Tchecoslováquia. Antes, ele figurava ao lado de Garrincha e Vavá (Brasil), Leonel Sanchez (Chile), Albert (Hungria) e Ivanov (ex-União Soviética), todos com quatro gols. Dados: Airton Fontenele