Tom Barros: redobrada atenção

Quando o Fortaleza ganhou do Brasil de Pelotas no Castelão (2 x 0), o Leão teve cinco desfalques, inclusive o artilheiro Gustavo. Assim mesmo dominou. Dodô e Jussani marcaram os gols. Hoje o Fortaleza terá dois desfalques: Marcelo Boeck e Tinga. Deverão entrar Max Wallef e Pablo. A propósito, nesse jogo no Castelão, Pablo atuou na posição de volante ao lado de Jean Patrick. E deu conta do recado. Ele é versátil. Mas vale uma ressalva: na ala, em entradas recentes, deixou a desejar. A campanha do Brasil-RS não é boa. Ocupa a 15ª posição, a três pontos da zona de rebaixamento. Mas sua vitória diante da Ponte Preta, dentro de Campinas, animou o grupo. Merece por parte do Fortaleza redobrada atenção.

Mais três pontos

O Fortaleza trabalha com folgada margem em relação ao quinto colocado (primeiro fora da zona de rebaixamento), o Guarani de Campinas. São oito pontos. Portanto, para seu objetivo principal, que é subir para a Série A, a margem é muito confortável. Já com relação ao título, precisa ampliar.

Próximos

Dentre os que podem impedir a conquista do título de campeão da Série B pelo Leão estão mais próximos o Goiás (2º) e CSA (3º), ambos com 50 pontos. Mas têm um jogo a mais. Hoje o Fortaleza poderá ampliar a diferença. Se empatar, inalcançável por mais uma rodada. Se vencer, inalcançável por mais duas rodadas.

Recordando

Image-1-Artigo-2460730-19 de janeiro de 2013. A pesquisadora Elizabeth Fontenele visita o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, Gildo Fernandes de Oliveira. Gildo morreu no dia 9 de março de 2016. Ele é o maior artilheiro do clube (246 gols). Pelo Ceará Gildo foi campeão cearense em 1961/62/63 (famoso tri) e em 1971. Foi também campeão do Nordestão em 1969.

Preparação

Uma coisa é sair da zona de rebaixamento. Outra, bem diferente, é permanecer fora dela. O Ceará começará diante do Botafogo este novo momento, tão ou mais difícil que o anterior, ou seja, quando passou para faixa intermediária. O time, agora no novo status, ganhou moral para os desafios futuros. A luta será grande.

A zona

Como o Ceará não joga nesta rodada, pois adiado o jogo com o Cruzeiro, poderá ser ultrapassado por Vasco, Vitória e Chapecoense. O Vasco enfrenta o Botafogo no Engenhão, o Vitória enfrenta o Santos no Barradão e a Chape enfrenta o Atlético-MG na Arena Condá. Taí no que dá a bagunça de alterar a tabela.

Segurança

O goleiro Max Walef entrou muito bem na vitória sobre o São Bento (2 x 1), quando substituiu Marcelo Boeck, que saiu contundido. Hoje, Max entra de início como titular. O jovem Max demonstrou extrema segurança, principalmente quando o São Bento ensaiou uma reação. Ele tem nova e merecida oportunidade.

Aspecto psicológico

Vejam só o que o adiamento do jogo Cruzeiro x Ceará pode ocasionar. Primeiro de tudo, como já citei, os principais perseguidores do Ceará poderão ultrapassá-lo. Se assim acontecer, o Ceará, sem jogar na rodada, voltaria para a zona de rebaixamento. Essa zona tem um efeito psicológico profundamente negativo. Aí o Vozão, diante do Botafogo, já teria de lutar outra vez para sair da zona maldita. Além disso, com esse adiamento, terá o desgaste de três jogos seguidos em uma semana. É dose.