Tom Barros: Próximos passos

A vitória do Ceará sobre o Boa Esporte mais impulsiona o alvinegro na luta para sair da zona de rebaixamento. Agora, na alça de mira do Vozão, não apenas o Macaé, mas também o Oeste. Há, porém, ainda muitos obstáculos a serem neutralizados, além da natural pontuação. No número de vitórias, o Ceará tem uma a menos que os concorrentes (9 contra oito). Quanto ao saldo de gols, melhor esquecer. O Vozão tem saldo negativo de 16 gols. O saldo negativo do Oeste é de cinco gols e o do Macaé três gols. Ao Ceará melhor, pois, é trabalhar a superação no número de pontos que é o item primeiro de definição. Se fizer esta parte, os outros itens serão neutralizados por acréscimos. O que antes parecia uma utopia já agora é um projeto viável.

33ª rodada

O Oeste (16º) recebe em Itápolis o Luverdense (10º); o Macaé (15º) vai a Curitiba enfrentar o Paraná (13º); o Ceará (17º) vai a Mogi enfrentar o Mogi Mirim (20º, lanterna). Como o jogo do Oeste é amanhã, dia 27, e o jogo do Macaé será no dia 30 (sexta-feira), o Ceará jogará no sábado, dia 31, já sabendo que diferença terá de tirar.

Cuidado

Numa situação assim, se Oeste e Macaé se derem mal, o Ceará terá mais tranquilidade pela redução da diferença. Se, porém, Oeste e Macaé ganharem, aí o Ceará jogará em Mogi sob forte pressão. O Mogi, todos sabem, experimenta grave crise. Mas, mesmo assim, o Macaé em casa sofreu para ganhar do Mogi só por 1 x 0. Cuidado, Vozão.

Recordando

Na corrida TV Verdes Mares, ontem, bela homenagem ao saudoso Edilmar Norões. Ao centro, PC Norões faz o afetuoso gesto de lembrança, sendo acompanhado pelos demais familiares e amigos que também usavam a camisa com a foto do doutor Edilmar. Valeu, PC. Hoje, às 20h15, na Igreja São Vicente de Paulo (pertinho na TV), Missa da Esperança pela alma de Edilmar Norões. Momento de orações e graças. (Foto de Kiko Silva).

Serenidade

Gostei muito da entrevista de Jorge Mota sobre o futuro do Fortaleza. No Debate Bola (TV Diário) o tema foi objeto de análise. Conclusão: rapidamente o alto comando tricolor assimilou o que aconteceu e logo de desapegou das tendências negativistas. Visão de futuro para 2016, a começar pela contratação de um bom treinador.

O nome

Ontem, conversei com Jorge Mota. Ele me disse que eu poderia encerrar a coluna sem citar o nome do novo técnico do Leão, pois não havia a menor possibilidade de confirmação ainda no domingo. Apenas reafirmou que as condições estavam sendo estudadas com muito critério, principalmente pelo aspecto financeiro da questão.

Pazes com o gol

Ricardinho fez o gol da vitória sobre o Boa Esporte. Com isso, silenciou os que andaram criticando suas atuações. Silenciou também os que dizem que, após seu retorno, o time perdera o ritmo. Críticas que ele calou pelo que fez no Engenhão na vitória sobre o Botafogo e igualmente no PV na Vitória sobre o Boa Esporte. Aos poucos, o Ceará vai retomando a identidade.