Alguém já cuidou de fazer um levantamento minucioso sobre todo o dinheiro empregado nos CTs do Ceará e do Fortaleza? A esperança do futebol cearense está na colheita dos frutos do que está sendo plantado. Mas quantos anos serão necessários entre o investimento e o retorno? Entre a chegada do jovem promissor e sua afirmação profissional? Quantos talentos por ano para cobrir as despesas? Enquanto a "produção em série" não chegar, sempre haverá uma defasagem. E, com esta, a dependência de importações onerosas e nem sempre satisfatórias. Já é hora de uma cobrança maior junto aos responsáveis pelas bases. Há que ser encurtado, de forma o urgente, o tempo entre a esperança e a realidade.
Exemplo
Na atual Copa das Confederações, a Alemanha mais uma vez oferece um belo exemplo de planejamento. Está com um time renovado, já projetando amadurecer os jovens não só para a Copa 2018, que está em cima, mas para a posterior. Preparação a longo prazo. Quem quiser aprender, aprenda.
A nata
O Brasil pensa na frente, mas executa com atraso. Projeta o futuro, mas tropeça no retardo. Há centros de excelência futebolística no Brasil que produzem bons valores, mas os times lá fora é que ficam com o resultado. Prova está na convocação da Seleção Brasileira: a maioria vem de times do exterior. A nata vai embora cedo.
Realidade
1969. Ceará Sporting Club. Estádio Presidente Vargas. Atacante Nido. Ele fez parte do elenco que ganhou o Nordestão (Torneio Norte e Nordeste). Não era titular, mas entrou muitas vezes. Há alguns anos, Nido veio aos estúdios da Rádio Verdes Mares. Depois não mais soube notícias dele. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Bem antes
O moderno Centro de Formação Olímpica do Nordeste, ao lado do Castelão, só agora começará a funcionar plenamente. Deveria ter sido feito oito anos antes da Olimpíada 2016, justo para preparar atletas de ponta visando à Olimpíada no Brasil. A Olimpíada passou e só agora será usado na totalidade.
Antes tarde
Um atleta olímpico é preparado entre oito anos antes do evento do qual participará em condições de pódio. Agora, sim, quando plena for alcançada a atividade no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, será possível sonhar com bronze, prata e ouro para nordestinos. Antes tarde do que nunca...
Bons fluidos
O presidente do Fortaleza, Luís Eduardo Girão, logo no início de seu mandato vê o time alcançar melhor pontuação que todos o demais das duas chaves: 13. Os mais próximos são CSA e Botafogo/PB no Grupo A e Botafogo/SP e Volta Redonda no Grupo B, 11 pontos cada. São os bons fluidos.
Dados & dados. Até ontem, Marcelo Chamusca como técnico observador do Ceará, com direito a pitacos. A partir de agora, o trabalho dele, a responsabilidade dele, o desafio dele. No caminho, quatro time do Sul (Paraná, Figueirense, Internacional e Juventude) e um time do Sudeste (Oeste). Nestas cinco próximas rodadas, tempo suficiente para se ter uma ideia sobre a recuperação alvinegra nas mãos de Marcelo Chamusca. Adversários bem complicados.