Tom Barros: 'Primeiro lugar, outra vez'

O Fortaleza, com seu time alternativo, foi bravo diante do Botafogo/PB em João Pessoa: segurou o empate e garantiu a primeira colocação do Grupo A da Série C. Tudo o que queria. No primeiro tempo o Leão encarou o adversário, tocou a bola sem afobações e criou duas grandes oportunidades: uma com Pio, que mandou uma bomba na trave, e outra com Leandro Lima. Na fase final, o Botafogo tomou conta do jogo. Apertou o Fortaleza no próprio campo tricolor e gerou as melhores oportunidades. Numa delas, milagrosa defesa de Douglas. Numa outra, Railan salvou praticamente em cima da linha. Por isso Railan vibrou muito e foi bastante cumprimentado pelos companheiros. O Leão administrou o que lhe interessava e alcançou o seu desiderato.

Quarta chance

Mata-mata. Fortaleza dentro. Outra vez um time gaúcho: o Juventude. O Fortaleza tem a sua quarta oportunidade de, em casa, perante sua imensa e vibrante torcida, subir para a Série B nacional. Agora a preparação psicológica para não trazer ao momento presente os fantasmas do passado. É outra decisão. É outra história.

Postura

As lições que o Fortaleza teve nos matas-matas anteriores o permite analisar friamente o próximo obstáculo. Não imaginar que será fácil, mas também não imaginar que será algo tão difícil. Dimensionar na medida certa. Na medida que é. Procurar manter o controle emocional, ainda seja surpreendido por uma adversidade superior.

Novo procurador do TJDF

O dr. Edgar Carlos de Oliveira tomou posse no cargo de Procurador na 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará. Presentes Mauro Carmélio, presidente da FCF; a dra. Maria José Girão, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região; e Marcelo Mota, presidente da OAB-CE. Conheço o dr. Edgar. É competente e íntegro. Sua inteligência enriquecerá o TJDF-CE. Parabéns.

Pouca sintonia

O Ceará ainda não jogou bem. No novo empate, agora com o Londrina, restou provado que o time carece de uma proposta de jogo mais definida. De qualquer forma notei alguns avanços no processo de marcação. Nos demais, melhorou pouco, muito pouco mesmo. Como está difícil encontrar a sintonia fina entre os compartimentos.

Meio-termo

Ouvi críticas pesadas feitas à atuação do Ceará em Londrina. Já o técnico Sérgio Soares fez uma leitura diferente, menos rigorosa e entendeu avanços significativos. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, gente. Nem foi tão ruim, quanto disseram os críticos mais exigente, nem avançou tanto quanto entendeu Sérgio. Fico no meio-termo.

Recordando

1969. Festa de entrega das faixas ao time do Ceará, campeão do Norte-Nordeste 1969. Observem o PV lotado. O meia Magela, que aí já ostenta a sua faixa, teve fundamental importância. Foi um dos melhores meias que conheci. Não faz muito, eu o encontrei perto do PV. Está novinho. Afirma que a decisão com o Remo/PA foi a maior emoção da sua vida. (Álbum de Elcias Ferreira).

Retorno. Para o pesquisador Airton Fontenele Tite fez justiça ao convocar agora o zagueiro Thiago Silva, que estava fora da Canarinho há 14 jogos. A última participação de Thiago acontecera no dia 27 de junho de 2015, quando nos pênaltis o Brasil foi eliminado da Copa América pelo Paraguai. No tempo normal, o Brasil ganhava (1 x 0). Aí, de forma inexplicável, Thiago cometeu pênalti, que levou o Paraguai ao empate e à prorrogação. Na série de pênaltis, Brasil eliminado. Thiago nunca mais tinha sido chamado.