Após analisar os jogos do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste, já se torna possível a formação de um juízo mais seguro sobre o que teremos durante toda a competição. A estreia do Fortaleza deixou a torcida animada com as possibilidades de significativos avanços, haja vista a boa qualidade da maioria dos jogadores que chegaram. O Ceará, que hoje com time alternativo enfrenta o Guarani/J, mostrou que a manutenção da base do ano passado possibilitou ao técnico Marcelo Chamusca dar sequência, sem problemas, ao êxito que alcançou na Série B 2017. Então, as primeiras imagens, diferente de anos anteriores, já apontam para bons jogos, ainda que não sejam os tradicionais clássicos.
Destaque
Na estreia do Ceará na Copa do Nordeste, o nome foi Andrigo Oliveira de Araújo, jovem de 22 anos de idade, pertencente ao Internacional de Porto Alegre. Chamaram atenção sua movimentação e serviço, máxime pela qualificação do passe. Foi o destaque da estreia alvinegra. Deixou ótima impressão.
Destaque II
Na estreia do Fortaleza no Campeonato Cearense o nome foi Gustavo Henrique da Silva Sousa, jovem de 23 anos de idade, pertencente ao Corinthians/SP. Autor de todos os gols do Leão (4 a 0 sobre o Uniclinic), além do golaço diante do Gama em Brasília, Gustavo chamou para si todos os holofotes neste início de temporada.
Recordando
7 de janeiro de 2008. Assim se passaram dez anos... Por pura coincidência Uniclinic e Fortaleza fizeram o jogo em que ambos estrearam no "estadual". O Fortaleza ganhou (2 x 1), gol salvador de Rômulo (42', 2º tempo), que aí aparece na construção da jogada. (Dados de José Maria, do Departamento de Pesquisa do Diário do Nordeste).
Coincidência
Andrigo, antes de vir para o Ceará, atuou em Goiás, defendendo o Atlético Goianiense. Gustavo Henrique, antes de vir para o Fortaleza, atuou no Goiás pela Série B nacional. Ambos agora no futebol cearense. Ambos estrearam com destaque. Ambos geraram grande esperança de notáveis atuações.
Agudo
Quando Rogério Ceni fez entrar Leoman no lugar de Alípio, restou provado o quando esse atleta poderá ser útil ao Fortaleza. Dele belas assistências e conclusões. Mostrou sua versatilidade, não ficando restrito à posição de ala pela esquerda, onde Bruno Melo já vinha atuando. Quem sabe joga bem em várias posições.
Certo
Léo Natel teve participação importante na elaboração de boas jogadas do Fortaleza na vitória sobre o Uniclinic. Observem que, em dois dos quatro gols de Gustavo Henrique, a bola passou por Léo Natel, saindo perfeita pela qualidade do passe. Estava certo Rogério Ceni quando trouxe essa revelação do São Paulo.
Notas & notas. O ex-jogador Gilmário, cria do Ceará, que brilhou no Vozão e também no futebol paraibano, desenvolve dedicado trabalho em Maracanaú. Ele conhece. Se lhe derem boa estrutura, o retorno vem. ///O técnico Filinto Holanda, diante das dificuldades do Guarani e do futebol juazeirense como um todo, tem tirado leite de pedra. Hoje pega o Ceará que, embora com time alternativo, tem melhores condições de estrutura e de opções.