Vamos à 25ª rodada da Série B. Faltam 13 para acabar a edição 2016. Haverá ainda muitos jogos; há muito chão pela frente. É verdade. Mas será deslize mortal deixar tudo para a última hora. Imprevidência inaceitável, máxime após o que o Ceará sofreu no ano passado, à beira do rebaixamento. Ainda bem o Vozão segue girando em torno do G-4 e para lá poderá voltar a qualquer momento. Mas não voltará sem vitórias. E lá não se sustentará sem vitórias. Água para quem tem sede; comida para quem tem fome. O Vozão tem sede de gols; tem fome de vitórias. Não creio tenha o alvinegro desaprendido tudo, num inconcebível processo de amnésia coletiva. O Sampaio Corrêa, humilhado pela posição de lanterna, irá hoje ao Castelão como quem vai à guilhotina: já com a cabeça a prêmio.
Passes
O Ceará trabalhou mal a passagem ao ataque em Goiânia. Os erros de passe irritaram demais. Nem monge tibetano manteria a serenidade diante da repetição desses equívocos. Foram tantos que torraram a paciência do torcedor e deixaram o técnico Sérgio Soares no cadafalso em pleno Serra Dourada. Nessa parte não escapou ninguém.
Estreia
Em Goiânia, Felipe Menezes substituiu Rafael Costa. Pegou o bonde andando e entrou num sufoco: o Ceará perdendo e com um jogador a menos. Sua estreia, pois, ficou comprometida. Contarei como estreia hoje, mas se entrar com tempo para mostrar qualidade. Desafio para melhorar a combalida meia-cancha.
Recordando
25.08. 2006. Há dez anos. Treino no Fortaleza. A partir da esquerda: Flávio, Carlinhos e Eusébio. Detalhes: Flávio está com 28 anos. Jogou no Boa Viagem, Maracanaú, Rio Branco/ES, Jaguaré/ES e Botafogo de Jaguaré. Carlinhos (cria da Escolinha do Paiva Filho) está com 36 anos. Jogou no Ferrão, Campinense/PB e Limoeiro. Eusébio, 30 anos, jogou no Ceará, Joinville, Horizonte, Atlético/GO, Itabaiana, dentre outros.
Adversário
O Sampaio é lanterna, mas, ao contrário do Ceará, já venceu neste returno: ganhou do Náutico (4 x 3). E só não ganhou do Vasco porque foi prejudicado pela arbitragem. Aí ficou no empate (1 x 1) com o time cruzmaltino. Seu treinador é o cearense Flávio Araújo, chamado às pressas para tentar contornar a atual crise. Flávio conhece.
Em São Luís
No jogo do turno, cumprindo a sexta rodada, o Ceará ganhou do Sampaio em São Luís (2 x 3). O técnico do Sampaio era Wagner Lopes. E os destaques do Sampaio eram Luís Otávio, Léo Gago, Edgar e Pimentinha. Desses, só Luís Otávio jogou na derrota para o Bragantino na rodada passada. Flávio Araújo mexeu muito na equipe.
Mesma tecla
Disse durante a semana que, pelo perfil, haja vista a larga experiência em grandes decisões, o homem para comandar em campo o Fortaleza contra o Remo seria Corrêa. E foi. E comandou. E o Leão ganhou. Mais uma vez afirmo que o ungido para dar sequência à caminhada rumo à Série B é ele, Corrêa. Se chegar sem desgastes ao mata-mata, certamente fará a diferença.
Notas & notas. Nasceu Joana, filha do meu sobrinho e afilhado Junior e da Fernanda. Uma festa. A Joana já chegou linda, trazendo muita felicidade. Uma bênção de Deus. Parabéns ao casal. /// Sexta-feira, dia 16, às 19h30, jantar e encontro da turma 164, de 1974, da Escola de Especialistas da Aeronáutica (42 anos de formatura). No sábado, às 10hs, o encontro terá sequência com comemoração em hotel na Prainha. Detalhes com Eduardo (9-8990.0827) e Haroldo (9-8888.2128).