Como são enganadoras as previsões no futebol. Recuo ao dia 16 de janeiro do presente ano. Começava o Campeonato Cearense: Itapipoca 0 x 1 Uniclinic. O Fortaleza só estrearia no dia 23 de janeiro, como de fato o fez ao ganhar do Itapipoca (0 x 3) no Junco em Sobral. E o Ceará, um dia depois, estreou com vitória sobre o Tiradentes (0 x 1). Ali uma convicção: mais uma vez o certame seria decidido entre Ceará e Fortaleza. Na primeira fase, tudo se confirmou: Fortaleza líder do grupo A1, com 19 pontos; Ceará líder do grupo A2 com 21 pontos. Como imaginar o Ceará fora? Nem pensar. Mas no hexagonal a surpresa: Ceará sobrou na curva. Amanhã, contrariando todas as previsões, nada de Ceará x Fortaleza na final. O Leão, sim. Mas do outro lado a agradável surpresa: o Uniclinic.
Agradável
Conheci pessoalmente o técnico do Fortaleza, Marquinhos Santos. Gostei. Muito simples. Ele foi falando de futebol com a fluência de quem conhece e estuda a matéria. Reservado e ético, cuidou de elogiar o Uniclinic, seu adversário na grande decisão do Campeonato Cearense. E fez questão de dizer que tem trabalhado o seu grupo para espantar o "já ganhou".
Antevéspera
"O Fortaleza é o favorito nesta decisão". Opinião externada pelo técnico Maurílio Silva no Debate Bola e por ele confirmada no A Grande Jogada, programa comandado por Sebastião Belmino. Maurílio é inteligente. Passa a responsabilidade para o adversário. Joga, pois, maior pressão para o Fortaleza. Estratégia do treinador.
Antevéspera II
"O Uniclinic tem um time muito bem organizado pelo técnico Maurílio Silva. Tem bons valores". Opinião do técnico Marquinhos Santos no A Grande Jogada. Ele afasta a ideia de que Fortaleza seja favorito. É a luta de Marquinhos para evitar qualquer sentimento de superioridade que possa prejudicar seu time na decisão.
No mínimo
Aos torcedores mais exigentes, aos que vaiaram o Ceará logo no primeiro tempo do jogo com Resende/RJ, um aviso: não esperam que já no próximo jogo o time esteja pronto em suas linhas. O período ainda é de adaptação ao novo modelo adotado pelo técnico Sérgio Soares. Até alcançar a automação, coloquem aí no mínimo três jogos.
16 dias
A contar de hoje, faltam apenas 16 dias para o Ceará estrear contra o Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro. Pouco tempo para Sérgio Soares extrair o que pretende. Mas a luta contra o tempo vale para todos. O Paysandu, por exemplo, decide o título do Campeonato Paraense no dia 7 de maio contra o São Francisco. Aperto também.
Não é por aí. Não há muito, Rafael Costa e Bill estavam sendo festejados pela torcida do Ceará. Agora há quem exagere pegando no pé desses atletas. Sim, a fase não está boa. Mas quem de nós não oscila nas funções profissionais?
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn