Tom Barros: Política e futebol

A cada período eleitoral, observa-se um número maior de candidatos ligados à área futebolística. O pesquisador Eugênio Fonseca fez levantamento desde a legislatura de 1948/1951 sobre jogadores que disputaram eleições para vereador em Fortaleza. Em períodos diversos, elegeram-se Aldenor Nunes Freire (Capotinho), Gutemberg Braun e Hermenegildo Barroso de Melo. Um fato interessante: alguns ídolos, no auge de suas carreiras, não foram eleitos como, por exemplo, Moésio Gomes (Fortaleza) e Alexandre Nepomuceno (Ceará) na década de 1960. Também não foi eleito o ídolo Marciano na década de 1980. E agora mesmo, na recente eleição, não foram eleitos os ídolos Sérgio Alves (Ceará) e Rinaldo (Fortaleza). Mote para reflexão.

Lista

O pesquisador Eugênio Fonseca listou os jogadores que não foram eleitos de 1948 até aqui: Hil de Morais, Assis Furtado (Chiclete), Gilvan Dias, Amilton Melo, Marquinhos Capivara, Arnaldo Lira e Rômulo Silvano. Só os antigos, Capotinho, Gutemberg e Hermenegildo elegeram-se. Outros, quando muito, ficaram na suplência.

Êxito

Os dirigentes de futebol alcançaram mais sucesso nas urnas. Eugênio Rabelo, quando presidente do Ceará, foi eleito deputado federal. Evandro Leitão, também quando presidente do Ceará, foi eleito deputado estadual. Nos dois casos houve significativa participação da torcida alvinegra na eleição de Eugênio e de Evandro Leitão.

Recordando

16 de outubro de 2006. Estádio Carlos de Alencar Pinto. E assim se passaram dez anos... O zagueiro Preto relaxa após um treino do Ceará. Ele foi campeão cearense pelo Ceará em 2006. Daqui saiu para o Goiás. Em 2007 veio para o Fortaleza, onde também foi campeão. Preto (Paulo Henrique da Costa) está com 35 anos de idade. Nasceu dia 20 de dezembro de 1980. Jogou no Icasa em 2013/14. Hoje joga no Tricordiano de Minas Gerais.

No Rio de Janeiro

Alguns ex-jogadores obtiveram sucesso nas urnas. Roberto Dinamite foi vereador em 1992. Depois, deputado estadual em quatro legislaturas pelo Rio de Janeiro. Agora, no recente pleito, não foi eleito vereador. Romário foi deputado federal pelo Rio, eleito em 2010. Depois, também pelo Rio, eleito senador em 2014.

Nomes famosos

Em São Paulo, três ex-jogadores famosos não foram eleitos para o cargo de vereador no pleito recente: Marcelinho Carioca, pelo PRB, perdeu. O grande Ademir da Guia, ídolo do Palmeiras, candidato pelo PHS, perdeu também. O ex-goleiro Waldir Peres, titular do Brasil na Copa de 1982, pelo PRB, também perdeu.

Sensatez

Tenho analisado a importância de alguns ex-presidentes do Fortaleza nas articulações, visando a elaborar audacioso projeto para 2017. Ribamar Bezerra foi presidente na época em que o Leão alcançou fase auspiciosa na Série A do Campeonato Brasileiro. Tem, portanto, experiência na elite. É um nome respeitado e querido por todos os tricolores.

Enlaces matrimoniais. Hoje, às 16 hs, no espaço Mandi, meus queridos amigos, jornalistas Lorena e Pery Negreiros, ex-funcionários do Diário do Nordeste, celebram seu casamento, sonho maior. Já as 19 hs, na Igreja Santa Luzia, Jardim das Oliveiras, casam-se meus igualmente queridos amigos Darlyane e Edvaldo. Aliás, Edvaldo chegou criança para ser meu vizinho. Tenho por sua família carinho muito especial. Ao Pery e Lorena e ao Edvaldo e Darlyane paz, saúde, amor cristão, por toda vida.