É muito limitado o desportista que analisa os jogos de futebol apenas pelos resultados. É muito limitado o desportista que cuida sempre de vincular tropeços presentes com insucessos do passado. O analista deve ter a visão panorâmica dos fatos e não o enquadramento fechado, que focaliza somente o aspecto negativo de uma partida. Assim a derrota do Fortaleza para o Sport em Recife não pode ficar restrita ao placar adverso. Acima deste deve ser colocado o poder de reação demonstrado pelo Leão na fase final. Mandou duas bolas na trave e criou outras situações de gol. Essa a ilação. Preocupante teria sido a inércia, a aceitação. Mas o Fortaleza reagiu. É preciso entender que o imediatismo jamais pode prevalecer sobre o planejamento metódico que Flávio Araújo está seguindo no Pici.
Avanços
Na medida em que um time prova, como o Fortaleza provou, seu poder de reação, automaticamente também se deduz que a tendência é essa equipe avançar mediante os naturais aperfeiçoamentos daí decorrentes. Se tivesse havido retrocesso, ou seja, segundo tempo pior, aí sim as preocupações procederiam. Não é o caso.
Alternativa
Um ponto importante é o técnico ter e saber usar as opções para mudar o comportamento do time de acordo com o transcorrer da partida. No Leão observem que a formulação mudou e melhorou com a entrada de Elias. Não é tão simples como alguns pensam a alteração tática em determinadas circunstâncias.
Recordando
Velhos amigos nas lembranças e relembranças do bom futebol de um Fluminense do Rio de Janeiro nos áureos tempos. A partir da esquerda Dário (sentado), Raimundo Tricolor e Humberto Mendonça, que hoje muda de idade. O aniversariante Humberto é querido desportista e homem público, colaborador do Diário do Nordeste onde escreve com propriedade artigos sobre temas diversos. Parabéns, Humberto!
Comissão
Lula Pereira, diretor da comissão que cuidará agora do destino do Ferroviário, acertou quando chamou o técnico Fernando Filho para comandar em campo do time coral. Fernando é profissional de elevado nível, muito bem informado, inclusive com vasta experiência no futebol internacional. Tem tudo para dar certo.
Pedala
O Dia do Esportista é celebrado hoje. Haverá o EIM Pedala, passeio ciclístico gratuito. Interessados podem aderir à atividade com a sua própria bicicleta. Largada às 16h30. A concentração será na sede da EIM na Av. Washington Soares, número 5700. Daí os participantes seguem direto para Eusébio pela ciclovia da avenida.
Calendário
Muito feliz o técnico do Fortaleza, Flávio Araújo, quando citou datas, visando a separar períodos bem diferentes. Disse ele: "2014 e 2015 passaram. Estamos em 2016. Não venham trazer mazelas anteriores para contaminar o novo momento. Vamos viver 2016 com os percalços de 2016". Está certo. Quem olha muito para o retrovisor, termina confundido a visão da frente.
Notas & notas
Na vitória (1 x 0) e garantia de vaga do Uniclinic sobre o Maranguape, que bela partida fez o meia Diogo. Um maestro. Além disso, dele o gol do triunfo. Quem também teve ótimo desempenho foi o volante Guídio. /// Bom jogador o lateral-direito Emerson, do Maranguape. É rápido. Apoia muito bem. Gostei. /// O técnico Argeu dos Santos estreou com derrota no Quixadá. Sem culpa. Argeu assumiu emergencialmente após a demissão de Marco Antonio. Não teve nem tempo para treinar a equipe.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tom-barros