Tom Barros: Plantadores de cana

Quando os campeonatos terminam e a bola entra de férias, abre-se um campo muito favorável a especulações e a fofocas. Na parte de contratações geralmente acontece um tal de disse-não-disse que confunde até mesmo as fontes fidedignas. Ainda bem esse tempo passa rápido e já, já, estaremos desembocando em janeiro de 2016 com muitos desafios pela frente. Não creio que haverá nos primeiros meses mudanças substanciais. Os próprios clubes cuidam de tratar com parcimônia essas questões. As festas de Natal e Ano Novo também desviam um pouco o foco das atenções. Portanto, o leitor deve estar atento para não tomar como verdade imediata qualquer nota que circule pela Internet. Há plantadores de notícias como há plantadores de cana. Saiba distingui-los, pois.

Explicações

Acompanhei a entrevista de Marcelo Paz, diretor de futebol do Fortaleza, concedida ao PC Norões na Verdinha. Conclusão: não haverá precipitações no Pici. Tudo a seu tempo e de acordo com as necessidade do clube. Marcelo deixou claro que as lições tomadas este ano serão levadas em conta para evitar tropeços na mesma pedra.

Desvinculação

Na minha avaliação, o trabalho do especialista em acesso, Flávio Araújo, não poderá ficar vinculado a um êxito seu no Campeonato Cearense. Se a sua contratação tem por objetivo tirar da Série C o Leão, não pode o treinador ficar a depender dos resultados do Fortaleza no "estadual" e na Copa do Brasil. Se o foco é a "C", que assim seja.

Recordando

7 de janeiro de 2007. O cearense Iarley, quando recebido em festa na sua cidade natal, Quixeramobim, após ganhar o mundial de clubes pelo Inter/RS, numa decisão em dezembro de 2006 diante do famoso Barcelona. Ele desfilou em carro do Corpo de Bombeiros. Em 2003, Iarley sagrara-se também campeão do mundo pelo Boca Juniors de Buenos Aires, ganhando do Milan da Itália na decisão por pênaltis.

Celeiro

Mais um ano futebolístico passou sem que o Ferroviário obtivesse a retomada tão esperada pela torcida. Aliás, por falar em torcida, esta não deu também ao Ferroviário o apoio de que o time precisou. O comparecimento aos jogos corais na Taça Fares Lopes foi muito abaixo das expectativas, fato que gerou forte desestímulo entre os novos gestores do clube.

Diretor

Alysson Oliveira no setor de comunicação do Ceará. Ótimo. Competente. Elegante no relacionamento com as pessoas. Gentleman. Com ele trabalhei no Sistema Verdes Mares. Desejo ao Alysson tudo de bom e que alcance o êxito nesta missão que requer muita habilidade, amabilidade, mas também firmeza nos propósitos. Tem tudo para dar certo.

Personagem

Nelson Rodrigues, nos anos 50, escrevia "Meu Personagem da Semana" na famosa revista "O Cruzeiro". Um primor. Aqui elegi logo o personagem de duas semanas: Éverson, goleiro do Ceará. Nos milagres, em duas defesas que fez, seus braços se alongaram tanto que pareciam ter saído do corpo dez centímetros a mais. Incrível. Impossível. Possível. Goleiraço!

Intervalo. As eliminatórias da Copa 2018 terão reinício em março/2016. Eis alguns fatos históricos da Seleção Brasileira principal em101 anos (1914/2015) de disputa internacional. Diante de 89 países, fez 935 jogos (592v, 190 e, 153 d). Ganhou 56 títulos, dentre os quais, Copa do Mundo (5), Copa América (8), Copa das Confederações (4), Pan-Americano (2), e a conquista definitiva dos troféus Jules Rimet, Copas Roca, Rio Branco, Osvaldo Cruz e Bernardo O'Higgins. Dados: Airton Fontenele.