O Ceará Sporting Club experimentou dura lição neste ano que vai acabando: por pouco, muito pouco, não caiu para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Sofreu até a última rodada. Agora terá de pensar alto: subir para a Série A. Para isso terá de fazer total revisão de conceitos. Primeiro, não demorar muito nas medidas de choque caso o time demonstre continuada incapacidade técnica. Não é logo mudar de treinador, mas garantir reforços à altura. Um dos maiores equívocos do Ceará foi quando perdeu Magno Alves, Marinho e Samuel Xavier. Demorou a colocar jogadores do mesmo nível. Pagou caro por isso. O "estadual" é importante para ajustar o grupo. Basta montá-lo gradualmente. Se assim não for, correrá o risco de desagradáveis surpresas.
Imediatismo
Ouvi de alguns cronistas e torcedores descabidas opiniões. Uma delas: "Com esse time aí o Ceará vai lutar outra vez para não cair". Calma, gente. Que análise apressada. Não começou sequer o Campeonato Cearense e já estão antecipando prognóstico para a Série B de 2016? Não é opinião de cronistas, mas de loucos "profetas".
Análise difícil
Às vezes foge do controle até mesmo a capacidade de análise, ou seja, se o time terá ou não condições de reagir. Talvez tenha acontecido isso à diretoria alvinegra este ano. Vejam só: o mesmo time que desabou e ficou desacreditado no turno foi o mesmo que reagiu no final. E reagiu de um forma tão incisiva que fez na reta final campanha de G-4
Fluminense
Magno Alves outra vez na terrinha. Veio passar férias com a esposa Natália Varela e com o filhos. Magno ficará mesmo no Fluminense no próximo ano, cumprindo seu contrato até o fim. Não irá para o Vasco da Gama. Isso foi um boato que circulou, mas sem fundamento. Sobre o Ceará, a diferença de valores não permitiu seu retorno ao alvinegro.
Goleada
Barcelona, sem Messi e Neymar, manda de volta para a China o time do Felipão. Mais uma goleada que Felipão sofre em competição internacional: 7 a 1 da Alemanha, 3 a 0 da Holanda (Copa 2014) e agora 3 a 0 do Barcelona (mundial de clubes). Que pena! Como dizia Fiori Gigliotti: "O tempo passa, torcida brasileira".
De volta
O elegante Lula Pereira, fazendo pose de apresentador do Debate Bola, quando me visitou na TV Diário. Lula é um dos melhores técnico que conheço. Treinou grandes time como Flamengo/RJ, Ceará e Bahia, dentre outros. Fico feliz com seu retorno aos campos de futebol em 2016. Os projetos dele são atualizados porque Lula é um estudioso permanente.
Congratulações
Meus cumprimentos aos companheiros Elba Aquino, Lyana Ribeiro, José Melo, Kílvia Muniz e Tiago de Melo, aqui da TV Diário, pela conquista do "Prêmio Prefeitura de Fortaleza", edição 2015, categoria telejornalismo. Profissionalismo sério. Matéria "Além das Margens" muito bem elaborada. /// Meus cumprimentos também à companheira de trabalho no Diário do Nordeste, Márcia Travessoni, eleita colunista revelação do ano pela Skal Internacional de Fortaleza.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros