Tom Barros: O recado coral

A programação do fim de semana que passou teve como destaque o Ferroviário. A goleada sobre o Horizonte (4 x 0) deixou animadora imagem de um time que tem tudo para crescer de produção ainda mais. Não se trata de conclusão definitiva, mas os avanços corais, levando-se em conta o que o time produzira no empate em Iguatu, são deveras animadores. Desta vez Luís Soares e Valdo mostraram serviço. Janeudo passa a impressão de que está muito à vontade na meia do Ferrão. Quanto ao Horizonte, não encontro explicação para o embotamento que aconteceu. O gol sofrido logo aos quatro minutos parece que anestesiou o time comandando por Marcelo Vilar. Nem de longe lembrou o da virada sobre o Guarani/J.

Mesmo time

A subida de produção coral, creio, decorreu da manutenção da mesma formação da estreia em Iguatu. O técnico Carlos Rabello só mexeu em pontos essenciais, mas depois que o destino do jogo já estava definido. Ferrão ganhou moral para a estreia na Copa do Nordeste, quinta, diante do ABC, no PV.

Para valer

A fase de preparação de Ceará e Fortaleza terminou. Nesta semana começa para ambos a temporada oficial. Amanhã, o Vozão já enfrenta o Salgueiro no Estádio Cornélio de Barros. Na quarta-feira, no PV, o Fortaleza estreia no Campeonato Cearense diante do Uniclinic. Agora é valendo pontos. É diferente.

Recordando

2008. Assim se passaram dez anos... Jogo Guarany de Sobral x Crato no Estádio do Junco, válido pelo Campeonato Cearense da segunda divisão. Em ação o baixinho Clodoaldo. Naquela ano, o Guarani também contratou o ídolo Sérgio Alves. A dupla Clodoaldo e Sérgio Alves levou o Guarany de volta à primeira divisão do Campeonato Cearense.

Image-1-Artigo-2349850-1

Resultado

No Distrito Federal o Fortaleza ganhou do Gama (3 x 0) numa festa para o zagueiro Lúcio e para o técnico Rogério Ceni, penta mundiais pelo Brasil. Jogo comemorativo, com tantas alterações na escala inicial, não permite a formação de um juízo seguro sobre as equipes. Mas a base será mesmo a do primeiro tempo.

Sequência

Começa amanhã uma sequência interminável: terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. É sempre assim: oito ou oitenta. Amanhã, Salgueiro x Ceará; quarta, Uniclinic x Fortaleza; quinta, Ferroviário x ABC; sexta, Ceará x Guarani/J; sábado, Horizonte x Floresta; domingo, Fortaleza x Maranguape...

Jogo de cintura

Marcelo Chamusca começará amanhã sua desafiadora missão no Ceará. Terá pela frente quatro competições. E a tarefa interna de administrar um elenco onde a disputa pela titularidade será muito significativa, máxime em algumas posições. Administrar vaidades requer bom jogo de cintura.

Image-0-Artigo-2349850-1

Notas & notas. O público de Ferroviário 4 x 0 Horizonte foi bem abaixo do esperado pelo ex-árbitro José Maria Silva, torcedor coral. Apenas 1.228 pagaram ingresso. Entraram de graça 100 torcedores. Total: 1.328. Zé Maria estimou acima de três mil. /// Gustavo e Paulo Sérgio assinaram gols diante do Gama. Esperança de que neste 2018 o ataque tricolor seja positivo, fazendo esquecer as limitações do ano passado. /// Com a contratação de Juninho, uma multidão de volantes em Porangabuçu.